one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ban Ki-Moon critica intervenção naval para conter imigrações no Mediterrâneo

Criado em 27/05/15 13h27 e atualizado em 27/05/15 13h36
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, criticou hoje (27) a operação naval de combate ao tráfico de pessoas no Mediterrâneo, promovida pela União Europeia. “Deve haver outras maneiras" de resolver a crise dos imigrantes que atravessam o Mediterrâneo em direção à Europa, disse Ban Ki-moon, após uma reunião com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Ele mostrou-se preocupado com a proposta da Europa de destruir barcos usados pelas máfias no Norte da África.

No entanto, Ban Ki-Moon parabenizou a Comissão Europeia pela proposta apresentada nesta quarta-feira pelos Estados-membros de transferir 40 mil refugiados da Síria e Eritreia e pediu aos governos europeus para apoiarem o sistema de quotas de acolhimentos, considerando que todos os países devem partilhar dessa responsabilidade.

A comissão propôs que os Estados-membros da União Europeia acolham 40 mil refugiados da Síria e da Eritreia, nos próximos dois anos, dos quais 1.701 deverão ser recebidos por Portugal.

A proposta do secretário-geral, uma das mais importantes e polêmicas da Agenda para a Migração, contempla refugiados que chegaram à Itália e à Grécia a partir de 15 de abril.

A Agenda para a Migração, foi apresentada há duas semanas, depois de os líderes europeus terem enfrentado acusações de passividade e indiferença face aos naufrágios de embarcações com imigrantes no Mar Mediterrâneo.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações, este ano, até meados de abril, morreram em naufrágios no Mediterrâneo mais de 1.750 imigrantes, 30 vezes mais do que no mesmo período de 2014.

A Comissão Europeia propõe que a distribuição dos 40 mil refugiados pelos países seja feita com base num sistema de quotas que levará em conta vários fatores, sendo os principais o Produto Interno Bruto – soma de todas as riquezas produzidas no país – e a população total de cada país. Nessas quotas não estão incluídos o Reino Unido, a Irlanda e a Dinamarca, que se beneficiam de cláusulas de exceção nos tratados europeus.

A Comissão propõe ainda um mecanismo temporário de reinstalação de 20 mil refugiados em situações de emergência, sobretudo no Norte da África, no Chifre da África e no Médio Oriente.

As propostas têm ainda de passar pelo crivo do Conselho Europeu, sendo que vários Estados-membros já se manifestaram contra quotas obrigatórias. Além do Reino Unido, que critica a medida, também a Hungria e a Eslováquia têm levantado questões. Mesmo na França as propostas também estão longe de serem consensuais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário