one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Entenda o interesse soviético com a criação do Pacto de Varsóvia

Criado em 14/05/15 18h26 e atualizado em 14/05/15 19h03
Por Dilson Santa Fé Fonte:Radioagência Nacional

Há 60 anos, sete países fundaram o Pacto de Varsóvia, liderado pela União Soviética. Foi uma reação ao ingresso da Alemanha Ocidental na Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Na época, a Alemanha Oriental era controlada pelos soviéticos.
 
Era o auge da Guerra Fria. O bloco militar de defesa conjunta reuniu a União Soviética, a Polônia, as então Tchecoslováquia e Alemanha Oriental, além de Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia. E, assim, foi firmado o Tratado de Amizade, Cooperação e Ajuda Mútua do Leste, denominado Pacto de Varsóvia, por causa da cidade onde foi assinado.
O documento se baseou no Artigo 51 da Carta das Nações Unidas, que prevê o direito do uso da força em caso de agressão armada. Na teoria, o tratado era uma segurança coletiva, mas, na prática, servia de instrumento, tanto político como militar, de controle soviético sobre o Leste Europeu.
 
Um dia depois da assinatura do Pacto de Varsóvia foi sancionado o tratado de criação do Estado austríaco, em Viena. O documento restabeleceu a soberania do país, obrigando os aliados a sair da Áustria em 90 dias. Foi um duro golpe para os soviéticos, que tiveram que bater em retirada. Até as bases na Romênia e na Hungria foram desativadas.
 
Assim que a Hungria manifestou vontade de sair do Pacto, em 1956, o grito de liberdade foi logo sufocado pelas tropas do bloco. Doze anos mais tarde, foi a vez da Tchecoslováquia. Praga, a capital do país, foi invadida por tanques russos, acontecimento que ficou conhecido como a Primavera de Praga.
 
A invasão da Tchecoslováquia foi vista pelos demais filiados como uma censura inadmissível. A Romênia apoiou a intervenção e a Albânia abandonou o Pacto de Varsóvia. Moscou ainda tentou manter a aliança a todo custo, mas o esforço foi inútil. Em 1985, os sete membros do Pacto se reuniram para renovar a aliança por mais 20 anos, mas a queda dos regimes comunistas no Leste, a partir de 1989, condenou o sistema à extinção.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário