one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ex-presidente do Egito Mohamed Morsi é condenado à morte

Criado em 16/05/15 09h02 e atualizado em 16/05/15 09h11
Por Agência Lusa

O ex-presidente do Egito Mohamed Morsi e cerca de cem dirigentes da Irmandade Muçulmana foram condenados hoje (16) à morte, devido às fugas da prisão durante a revolta de 2011.

A pena capital está sujeita a um parecer não vinculativo do ‘mufti’ (jurista que interpreta a lei islâmica) do Egito, antes de ser confirmada ou revogada no dia 02 de junho.

Morsi, o primeiro presidente democraticamente eleito no Egito após a revolução de 2011, pode recorrer da sentença.

O antigo chefe de Estado já tinha sido condenado a 20 anos de prisão, há três semanas, num primeiro processo relacionado com atos de violência contra manifestantes, ocorridos durante o seu curto mandato de um ano.

Morsi chegou ao poder em junho de 2012 e foi derrubado pelos militares em julho de 2013.

O tribunal do Cairo, onde foi julgado, emitiu vereditos em dois processos: o primeiro envolvia Morsi e outros 128 acusados, entre os quais membros da Irmandade Muçulmana, do movimento palestiniano Hamas e do libanês Hezbollah, devido às fugas em massa da prisão seguidas de violência durante a revolta popular de 2011 que culminou na queda do presidente Mubarak; o segundo, por espionagem entre 2005 e 2013, a favor do Hamas, do Hezbollah e do Irã.

Neste segundo processo, Morsi, que compareceu sorridente no tribunal, no interior de uma jaula insonorizada, escapou à pena de morte que foi aplicada a 16 dos acusados.

Vários condenados foram julgados à revelia, incluindo o destacado clérigo islâmico Yusuf al-Qaradawi, que reside no Qatar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário