one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fifa: Confederação Asiática de Futebol apoia Blatter e é contra o adiamento das eleições

Criado em 28/05/15 07h37 e atualizado em 28/05/15 13h02
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A Confederação Asiática de Futebol (CAF) reiterou hoje (28) seu apoio ao presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e se opôs ao adiamento das eleições para definir o comando da instituição, previstas para amanhã (29), apesar da detenção de sete dos dirigentes por corrupção.

A CAF, que em 2012 suspendeu o seu ex-presidente Mohamed Bin Hammam por corrupção, é o terceiro bloco regional na FIFA, com 47 países-membros e considerada uma aliada do atual presidente.

"A Confederação Asiática de Futebol expressa a sua decepção e tristeza pelos acontecimentos de quarta-feira, em Zurique, ao mesmo tempo que se opõe a qualquer adiamento nas eleições presidenciais da Fifa de sexta-feira, 29 de maio", disse a CAF, em comunicado.

"[Somos] contra qualquer forma de corrupção no futebol", disse. “[Apoiamos] totalmente as ações tomadas pelo comitê independente de ética da Fifa, seja onde for que tenham sido os crimes, afetem ou não dirigentes asiáticos", acrescentou.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da Fifa, por conspiração e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que são investigados pagamentos de subornos no valor de US$ 151 milhões (quase 140 milhões de euros).

Entre os acusados estão dois vice-presidentes da Fifa, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman e que é também presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas(Concaf), assim como o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol).

Confira mais notícias sobre as denúncias de corrupção da Fifa

Entre os dirigentes indiciados estão o brasileiro José María Marín, membro do comitê da Fifa para os Jogos Olímpicos Rio2016, o costarriquenho Eduardo Li, Jack Warner, de Trinidad e Tobago, o nicaraguense Júlio Rocha, o venezuelano Rafael Esquivel e Costas Takkas, das Ilhas Cayman.

A Fifa suspendeu provisoriamente 11 pessoas de toda a atividade ligada ao futebol: os nove dirigentes ou ex-dirigentes indiciados e ainda Daryll Warner, filho de Jack Warner, e Chuck Blazer, ex-membro do Comitê Executivo da Fifa e supostamente informante da Procuradoria norte-americana, que já esteve suspenso por fraude.

A acusação surge depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido Webb, Li, Rocha, Takkas, Figueredo, Esquivel e Marin ontem (27), num hotel de Zurique, a dois dias das eleições para a presidência da Fifa, à qual concorrem o atual presidente, o suíço Joseph Blatter, e Ali bin Al Hussein, da Jordânia.

As autoridades suíças abriram investigação para verificar a definição das sedes dos mundiais de 2018 e 2022, na Rússia e no Qatar, respectivamente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário