one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Novo presidente da Nigéria promete campanha militar contra Boko Haram

Criado em 29/05/15 12h12 e atualizado em 29/05/15 12h10
Por Da Agência Lusa Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Em discurso de posse, o novo presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, prometeu hoje (29) intensificar a campanha militar contra o grupo radical islâmico Boko Haram.

“O Boko Haram é um grupo de gente louca e sem Deus, que está o mais longe do Islã quanto possamos imaginar”, declarou Buhari, um muçulmano do Norte da Nigéria, região do país onde mais se pode sentir a revolta dos fundamentalistas iniciada em 2009, com um balanço de mais de 15 mil mortos.

O novo chefe de Estado nigeriano disse que pretende instalar um novo centro de comando militar em Maiduguri (Nordeste do país), reduto do grupo jihadista, avaliando que “a vitória não pode ser conseguida a partir de um centro de comando em Abuja (centro)”.

A Nigéria enfrenta grandes desafios, incluindo a agitação generalizada e as dificuldades econômicas, afirmou Buhari durante a cerimônia. “Vamos enfrentá-los com determinação. Os nigerianos não vão lamentar terem nos confiado essa responsabilidade”, adiantou.

Buhari prometeu ainda fazer o que for possível para resgatar os milhares de pessoas que se acredita serem reféns do grupo Boko Haram – incluindo 219 estudantes que os radicais levaram da cidade de Chibok em abril de 2014.

Eleito no dia 28 de março deste ano, Muhammadu Buhari, 72 anos, substitui Goodluck Jonathan. Esta é a primeira vez que um opositor vence um chefe de Estado cessante na primeira potência econômica e país mais populoso da África.

Editor Carolina Pimentel
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário