one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

ONU discute medidas para conter imigração no Mar Mediterrâneo

Criado em 11/05/15 19h38 e atualizado em 11/05/15 19h51
Por Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Os 15 países-membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram hoje (11) para discutir formas de cooperação para amenizar a situação da imigração no Mar Mediterrâneo. De acordo com informações apresentadas durante a reunião pelo representante especial das Nações Unidas para a Migração Internacional, Peter Sutherland, nos primeiros 150 dias de 2015, mais de 1,8 mil pessoas morreram tentando atravessar para a Europa. Cerca de 51 mil chegaram em solo europeu pelo mar, fugindo da guerra e da miséria que assolam países do Oriente Médio, da África e Ásia.

Sutherland enfatizou que uma ação coletiva centrada na necessidade imediata de salvar vidas precisa ser colocada em prática, ou a situação representará uma “falha moral”. Ele destacou prioridades, por exemplo, salvar vidas, reforçar a legislação contra o tráfico de pessoas, ampliar a solidariedade entre as nações e intensificar os esforços pela paz, para que as pessoas não precisem deixar os seus países de origem.

O representante especial das Nações Unidas pediu mais atenção para países menores, como o Líbano e a Jordânia, que juntos abrigam mais de 1,8 milhão de refugiados da Síria. “Precisamos de mais países de reassentamento. Apenas metade dos 28 estados-membros da União Europeia pratica o reassentamento”, disse.

O Conselho de Segurança também ouviu representantes da União Europeia e da União Africana. A chefe da Política Externa da União Europeia, Federica Mogherini, informou que uma nova agenda sobre a questão da imigração será apresentada na próxima quarta-feira (13) e que o bloco econômico já triplicou o financiamento de suas operações de busca e resgate.

Mogherini ressaltou, entretanto, que o alvo da União Europeia é “destruir o modelo de negócio” dos criminosos que coordenam o tráfico de pessoas pelas rotas do Mar Mediterrâneo, garantindo que os navios sejam identificados, capturados e destruídos. Mas, para que a ação seja iniciada, é preciso autorização do Conselho de Segurança. “Há passos que a União Europeia dará em total respeito à lei internacional mesmo antes que uma resolução seja adotada, mas eu estou muito confiante, pelo nível de entendimento, de consciência e de vontade política que eu encontrei aqui hoje, que uma resolução é possível de ser obtida em um futuro razoável”, disse.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário