one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Profissionais de saúde protestam na Grécia por falta de investimentos no setor

Criado em 20/05/15 15h31
Por Gisele Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Médicos e enfermeiras do sistema público de saúde da Grécia reivindicaram nesta quarta-feira (20), em Atenas, a ampliação dos gastos no setor. Com os cortes consecutivos de recursos, faltam equipamentos básicos e pessoal qualificado nos hospitais para atender à demanda, o que levou os profissionais às ruas.

Centenas de pensionistas se juntaram à manifestação temendo que o governo de Alexis Tsipras imponha novas medidas de austeridade sobre o país, como a concessão para os credores internacionais – União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os manifestantes, que encerraram o protesto em frente ao Ministério da Saúde, carregavam cartazes e faixas. Uma delas dizia “Não à degradação e à privatização do sistema público de saúde. Contratação imediata de pessoal permanente”.

O pensionista Thanassis Argiris, de 71 anos, protestava por melhor atendimento. “Para conseguir uma consulta, ou até para pegar os resultados, temos que esperar um mês, um mês e meio. Não é culpa do médico. Despediram metade dos médicos dos hospitais e clínicas”, reclamou.

Aos 80 anos, o pensionista Nikos Tsagas decidiu se juntar à manifestação. “Todos os dias estamos nas ruas, lutando, pois é o único jeito de parar essa austeridade bárbara”.

O médico e presidente do sindicato dos trabalhadores de um hospital grego, Costas Kantarachias, enfatizou que os recursos para o setor nunca foram tão poucos. “Isso não vai mudar se tivermos que pagar todos os meses essa quantia enorme de dinheiro para os credores. Entendemos que esta é a situação, mas, se essa política continuar, os hospitais ficarão em perigo”, disse.

Autoridades gregas estão numa corrida contra o relógio para garantir um acordo com os credores até o fim do mês, antes do pagamento de 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 5 bilhões) ao Fundo Monetário Internacional (FMI), em junho. O primeiro-ministro grego já anunciou que pagará os servidores públicos e pensionistas antes de pagar a dívida.

Se as negociações falharem e a Grécia não conseguir a liberação da última parcela do programa de ajuda de 240 bilhões de euros da União Europeia e do FMI, é grande a possibilidade de falência.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário