one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Quase 1,3 mil imigrantes desembarcaram na Itália

Criado em 04/05/15 08h36
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Perto de 1,3 mil dos mais de 6,7 mil imigrantes socorridos durante o fim de semana no Mediterrâneo desembarcaram hoje (4) na Itália. Outros 1,5 mil são esperados ao longo do dia, anunciou a Marinha italiana.

Um primeiro grupo de 873 imigrantes, entre os quais 103 mulheres e 52 crianças, chegou ao Porto de Pozzallo, no extremo sul da Sicília. Os imigrantes, sobretudo somalis e eritreus, serão transferidos após identificação para centros de acolhimento em Roma, Milão ou Nápoles.

Um segundo grupo de cerca de 400 pessoas chegou à cidade de Messine, no Norte da Sicília. Além de somalis e eritreus, o grupo inclui ainda sírios.

De acordo com a Marinha, são esperados no Porto de Reggio Calabria 778 migrantes socorridos em cinco diferentes operações e ao Porto de Augusta devem chegar outros 675 migrantes.

Adrian Edwards, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, disse que a guarda costeira da Itália indicou ter resgatado 6.779 migrantes durante o fim de semana no Mediterrâneo.

Por meio da sua conta na rede social do Twitter, Edwards informou que foram encontrados dez imigrantes mortos.

A Frontex, a agência europeia encarregada da vigilância das fronteiras fora do Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas entre a maioria dos países da União Europeia (UE), disse hoje ter intensificado as suas operações no Mediterrâneo.

“Estamos tentando aumentar o número de navios e de aviões. Pedimos e obtivemos a confirmação de países europeus, entre os quais a França, sobre o envio das suas unidades”, declarou à agência France Presse Ewa Moncure, porta-voz da Frontex, que tem sede em Varsóvia.

Uma dezena de navios integra atualmente a Operação Tritão no Mediterrâneo gerida pela Frontex. Após uma série de naufrágios que causaram mais de 1,2 mil mortos em abril, os dirigentes europeus aprovaram numa cúpula extraordinária o reforço da presença da UE no Mediterrâneo, triplicando o orçamento da Operação Tritão, que era de 3 milhões de euros por mês.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário