one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Representante da Uefa rejeita vice-presidência da Fifa após reeleição de Blatter

Criado em 30/05/15 13h05 e atualizado em 31/05/15 12h55
Por Agência Lusa

O vice-presidente da Federação Inglesa de futebol, David Gill, escolhido pela Federação Europeia de Futebol (Uefa) para ocupar uma das vice-presidências da Federação Internacional de Futebol (Fifa), rejeitou assumir a função depois da reeleição de Joseph Blatter para a presidência da entidade.

Em nota, o inglês disse que a medida foi motivada pelos “terríveis acontecimentos” ocorridos na última semana. "Não tomei esta ação de ânimo leve, mas os terríveis acontecimentos dos últimos três dias convenceram-me de que não era apropriado para ser membro do comité executivo da Fifa com a direção atual", diz Gill. 

Leia também:

Presidente da Fifa critica investigações do FBI

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou, na última quarta-feira, nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da Fifa por associação criminosa e corrupção. De acordo com o órgão, os crimes investigados foram praticados nos últimos 24 anos, e movimentou, por meio de pagamento de suborno, mais de US$ 151 milhões, cerca de R$ 465 milhões. 

Entre os acusados, estão dois vice-presidentes da Fifa, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman, e que é também presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (Concacaf), assim como o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol).

Os outros dirigentes presos e indiciados são o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José María Marín, membro do comitê da Fifa para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o costarriquenho Eduardo Li, Jack Warner, de Trinidad e Tobago, o nicaraguense Júlio Rocha, o venezuelano Rafael Esquivel e Costas Takkas, das Ilhas Cayman. 

Os investigados foram suspensos pela Fifa de todas as atividades ligadas ao futebol. A acusação surge depois de o Departamento de Justiça dos EUA e a polícia da Suíça terem detido Webb, Li, Rocha, Takkas, Figueredo, Esquivel e Marin na quarta-feira, em um hotel de Zurique, a dois dias das eleições para a presidência da Fifa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário