one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senado Federal

Imagem:

Compartilhar:

Senadores pedem apoio para criar a CPI da CBF

Criado em 27/05/15 18h41 e atualizado em 27/05/15 18h47
Por Mariana Tokarnia Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O Senado poderá instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possível esquema de corrupção na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Hoje (27), após a prisão do ex-presidente da entidade José Maria Marin pela polícia suíça, senadores começaram a colher assinaturas.

O senador Romário (PSB-RJ) conseguiu na tarde de hoje 51 assinaturas e pretende, após intervenção no plenário da Casa, protocolar o pedido. Ele deseja ser o relator da comissão.

O senador José Perrella (PDT-MG) disse que começará a coletar assinaturas. "Espero conseguir mais de 50 assinaturas. E nós precisamos de 27, né? Para não correr o risco de retirarem as assinaturas, porque nós sabemos o poder de pressão que existe da CBF", disse o senador.

Perrella foi contra a criação de uma CPI da CBF no Senado em 2013 e agiu para convencer colegas a retirar assinaturas do requerimento, proposto pelo ex-senador Mário Couto (PSDB-PA). "Eu entendia que naquele momento não se justificava uma CPI porque não tinha um fato relevante que justificasse uma CPI. E nós estávamos às vésperas de uma Copa do Mundo".

Alguns senadores manifestaram apoio à criação da CPI. "Sou favorável há muito tempo à investigação dessa entidade. Finalmente a casa caiu para eles, apoio a iniciativa [CPI] e espero que ninguém mais se intimide pelo lobby da CBF”, disse Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

O presidente do Senado, Renan Calheiros, também manifestou apoio. "Eu acho que comissão parlamentar de inquérito decorre da necessidade de investigar e de esclarecer algo. Se houver o número mínimo de assinaturas, nós vamos constituir a comissão. Esse assunto é um assunto que mobiliza a sociedade e o país cobra respostas. E se o caminho for esse, nós temos que estimular", disse.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE) é preciso avaliar a efetividade de uma nova CPI. "Já tivemos várias CPIs da CBF. Não quer dizer que uma agora não possa ter um bom resultado.  Se houver elementos que permitam uma investigação e que resultem em mudanças para o futebol brasileiro, nos podemos apoiar", defende.

A polícia da Suíça prendeu de sete dirigentes da Fifa, em Zurique. Entre os presos, está o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin. Foram presos também os dirigentes Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. Outros brasileiros envolvidos são José Hawilla, dono da Traffic Group, e José Margulies, proprietário de empresas de transmissão de eventos esportivos.

Os dirigentes foram indiciados por extorsão e corrupção pela procuradoria de Nova York, que investiga o caso. Segundo o Departamento de Justiça norte-americano, 14 réus, entre eles os dirigentes da Fifa presos, são acusados de extorsão, fraude e lavagem de dinheiro em “um esquema de 24 anos de enriquecimento por meio da corrupção no futebol”.

*Com informações da Agência Senado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário