one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Tribunal egípcio condena à morte Mohamed Morsi e líderes da Irmandade Muçulmana

Criado em 16/05/15 12h06
Por Da Agência Brasil* Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Justiça egípcia condenou à morte o ex-presidente do Egito, Mohamed Morsi, e mais de uma centena de dirigentes do grupo extremista Hezbollah e da Irmandade Muçulmana, organização radical que luta para impor as leis do islamismo em vários países e unir a população muçulmana contra a influência ocidental.

A sentença foi lida nas primeiras horas de hoje (16) no Tribunal do Cairo, mas ainda não é definitiva. No dia 2 de junho, a pena capital será analisada pelo grão-múfti da República, uma das principais autoridades religiosas do país e especialista em interpretação da lei islâmica, que pode revogá-la.

Os réus foram considerados responsáveis pela onda de violência que se espalhou pelo país e derrubou o presidente Hosni Mubarak durante a revolta popular após a fuga em massa da prisão onde Morsi estava detido. O líder supremo da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badie, está entre os condenados.

Primeiro presidente egípcio democraticamente eleito após a revolta popular de 2011, Morsi já tinha sido condenado a 20 anos de prisão, devido aos atos de violência praticados pelas forças de segurança egípcias contra manifestantes que protestavam contra seu governo. Morsi chegou ao poder em junho de 2012 e foi derrubado pelos militares em julho de 2013.

A sentença foi criticada pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, primeiro chefe de Estado a reagir ao veredicto. 

"Infelizmente, o presidente eleito pelo povo do Egito foi condenado à morte. O Egito volta ao Egito antigo", criticou Erdogan, durante comício em Istambul. Ele acusou o Ocidente de "fechar os olhos" ao golpe de Estado de 2013, que resultou no afastamento de Morsi do poder.

* Com informações da Agência Lusa

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário