one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Terremoto na cidade de Bhaktapur no Nepal

Imagem:

Compartilhar:

Um mês após terremoto, Unicef apoia preparação para volta às aulas no Nepal

Criado em 25/05/15 17h47 e atualizado em 25/05/15 18h05
Por Laura Gelbert Fonte:Rádio ONU

Dois terremotos atingiram o Nepal em 25 de abril e 12 de maio, matando mais de 8 mil pessoas e deixando 18 mil feridos. Os tremores de 7,8 e 7,3 graus na escala Richter afetaram 35 dos 75 distritos do país, 14 de forma grave.

Ouça a reportagem da Rádio ONU:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Unicef apoia preparação para volta às aulas no Nepal

Um mês após o primeiro terremoto, a especialista em Comunicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, falou à Rádio ONU sobre as prioridades e ações da agência no país, incluindo a preparação para a volta das crianças às escolas na próxima semana.

Volta às Aulas

De Katmandu, Mariana Palavra afirmou que 28 mil salas de aula foram destruídas. 

"Estamos a uma semana do regresso às aulas. Estamos a correr contra o tempo para conseguirmos avaliar todas as escolas que estão destruídas, e neste momento sabemos que há 28 mil salas de aula que estão destruídas. Estamos a fazer esta avaliação e ao mesmo tempo montar tendas, espaços temporários de aprendizagem para que as crianças consigam dentro de uma semana regressar às aulas. É isso que o Ministério da Educação nos pediu, é isso que estamos a fazer junto com o Ministério da Educação".

A especialista falou que ainda há réplicas no terreno e destacou que o Unicef está ainda focado nas regiões mais remotas do país onde faltam "água, abrigos e medicamentos".

Impacto Emocional

Mariana Palavra destacou também a preocupação da agência com o impacto emocional dos terremotos nas crianças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, 26 hospitais e mais de 1,1 mil instalações de saúde foram danificados nos terremotos.

A agência da ONU está ajudando o governo do Nepal a fornecer assistência médica a cerca de 5,6 milhões de pessoas. Cerca de 2,8 milhões destas foram deslocadas e muitas continuam vivendo em abrigos com medo de réplicas e deslizamentos de terra.

Áreas Remotas

Um mês após o terremoto arrasador, o enfoque da OMS está no planejamento e resposta aos distritos.

A agência tem equipes em todos os 14 distritos mais afetados para coordenar a resposta, fortalecer a vigilância a doenças, e administrar serviços ao mesmo tempo que prioriza avaliação e ações para chegar a áreas remotas.

Doenças

A OMS criou sistema de alerta precoce em alguns locais para coletar informação sobre quaisquer casos suspeitos de doenças transmissíveis.

A agência da ONU continua a levar suprimentos médicos, incluindo kits de emergência.

As prioridades contínuas são cuidar dos feridos, fornecer apoio aos que recebem alta dos hospitais e atenção psicossocial à população atingida, ao mesmo tempo que garantir serviços regulares de assistência  materno-infantil e para doenças transmissíveis.

Segundo a OMS, o desafio é abordar todas estas questões antes da chegada da temporada de chuvas, em menos de um mês.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário