one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Unasul pede que Venezuela marque data para as eleições legislativas

Criado em 12/05/15 20h02 e atualizado em 12/05/15 20h27
Por Flavia Villela Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O secretário-geral da UNASUL, Ernesto Samper, fala durante assinatura de acordo de cooperação técnica entre a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a UNASUL (Elza Fiuza /Agência Brasil)

Para Ernesto Samper, a definição da data é necessária para que a Unasul consiga enviar uma missão para  acompanhar o processo eleitoral - Elza Fiúza/Agência Brasil

A União de Nações Sul-americanas (Unasul) espera que o governo da Venezuela marque a data das eleições legislativas o mais breve possível, afirmou hoje (12) o secretário-geral do orgão, Ernesto Samper. “Precisamos que seja marcada a data exata, pois, por enquanto, só informaram que será no último trimestre. Para termos tempo de enviar uma missão para acompanhar o processo eleitoral, precisamos da data exata”, explicou Samper.

Em visita de três dias ao Brasil, Ernesto Samper esteve à tarde no Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), no centro do Rio de Janeiro, de modo a firmar parcerias e traçar estratégias na área da saúde na região.

Samper também reafirmou que a Unsaul insiste na intervenção da Cruz Vermelha Internacional para analisar a situação dos oposicionistas presos na Venezuela. “Também estamos trabalhando o tema da redistribuição, pois o problema de abastecimento de 27 produtos de necessidades básicas é o mais grave no país”, acrescentou.

 “Também estamos trabalhando o tema da redistribuição, pois o problema de abastecimento de 27 produtos de necessidades básicas é o mais grave no país”

Ontem (11), em Brasília, ele se reuniu com ministros e representantes de organismos brasileiros para tratar de assuntos nas áreas de educação, saúde e integração produtiva. Samper adiantou que foram discutidas formas para tirar do papel sete projetos regionais prioritários, como o Ferrovia Interoceânica, entre Paranaguá, no Paraná, e Antofagasta, na Argentina.

“Concordamos com as autoridades econômicas brasileiras que não faz sentido uma região não estudar estratégias de financiamento e de integração física”, destacou Samper.

“Esses projetos precisam de US$ 30 bilhões de financiamento, mas a região não tem esses recursos. A perspectiva é conseguir o dinheiro por meio de bancos dos Brics [Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul] e da China. Enfim, estamos estudando as possibilidades. Para isso, precisamos de uma boa macroeconomia. Essa é outra estratégia financeira que também estivemos estudando”, disse o secretário.

Ernesto Samper também cogitou o Banco del Sur como potencial financiador dos projetos. Criada em 2008, a Unasul é um organismo formado pelos 12 países da América do Sul. O objetivo é construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário