one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Arcebispo americano renuncia a cargo por negligência em casos de pedofilia

Criado em 15/06/15 14h58 e atualizado em 15/06/15 15h04
Por Leandra Felipe Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O arcebispo americano da Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis, dom John Nienstedt, e o bispo auxiliar Lee Anthony Piche renunciaram aos respectivos cargos, após terem sido acusados de negligência na proteção de crianças abusadas sexualmente por um padre pedófilo. O Vaticano anunciou hoje (15) ter aceito o pedido de renúncia. Nienstedt é o segundo bispo da Igreja Católica nos Estados Unidos a renunciar o cargo após um escândalo de abuso sexual por integrantes do clero.

A renúncia baseou-se em um código da Igreja que permite que as autoridades do clero peçam seu afastamento, antes da aposentadoria, por causa de doença ou por algum outro motivo "grave", que os impossibilite de continuar no exercício de suas funções.

No início deste mês, promotores de justiça acusaram Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis de ter sido negligente e terfalhado ao não punir diversos relatos de abuso sexual atribuídos a um padre. Posteriormente, o próprio padre confessou terabusado sexualmente de dois meninos. Em um comunicado no site da arquidiocese, Nienstedt disse que apresentou sua renúncia para que a arquidiocese tenham "um novo começo".

“Infelizmente, minha liderança chamou a atenção não pelas boas obras da Igreja ou daqueles que as executam. Por isso, tomo a decisão de renunciar”, diz o texto do comunicado assinado pelo arcebispo, que liderava 187 paroquias.


O escândalo do abuso sexual repercutiu fortemente na imprensa e na opinião pública. Hoje, no país, existe praticamente a mesma quantidade de protestantes e católicos por causa do crescimento da Igreja católica nos últimos anos e do aumento da população latina no país. O anúncio da renúncia ocorreu no mesmo dia em que o Vaticano divulgou a data do primeiro julgamento de um acusado de abuso sexual, que acontecerá em julho.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário