one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil assina acordo de cooperação com a OCDE, em Paris

Criado em 03/06/15 16h32
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Brasil e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) assinaram hoje (3), em Paris, um acordo de cooperação. Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o acordo, que ainda será submetido ao Congresso Nacional, aprofunda a relação bilateral e institucionaliza a participação brasileira em diversos foros da OCDE, que se dedica a pesquisas para o desenvolvimento econômico e aperfeiçoamento de políticas públicas em diferentes áreas. Sediada na capital francesa, a OCDE congrega 34 países associados.

O acordo desta quarta-feira foi firmado pelos ministros brasileiros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Joaquim Levy, além do secretário-geral da OCDE, Angel Gurría. O objetivo é fazer com que o Brasil tenha maior interação com os demais países da organização sobre temas importantes para sua agenda de competitividade.

Para o Itamaraty, o acordo constitui “um novo patamar” na relação do Brasil com a OCDE. A participação brasileira na organização começou na década de 1990. Em 2007, o Brasil tornou-se, junto com a China, Índia, Indonésia e África do Sul, um dos cinco parceiros do “engajamento ampliado” com a entidade – atualmente denominados parceiros-chave. Desde então, segundo o Itamaraty, “houve contínua adesão do Brasil a diversas instâncias, bem como participação em projetos". O Brasil também colabora com a OCDE na condição de membro do G20 – grupo das 20 maiores economias do mundo.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário