one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante comunicado à imprensa

Imagem:

Compartilhar:

Brasil e EUA entendem que governança global da internet deve ser transparente

Criado em 30/06/15 23h38 e atualizado em 01/07/15 07h39
Por Gislene Nogueira - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

No comunicado conjunto da visita da presidenta Dilma Rousseff à Washington, o Brasil e os Estados Unidos afirmam que os países compartilham o entendimento de que a governança global da internet deve ser transparente e inclusiva. O texto foi divulgado logo depois do encontro da presidenta Dilma Rousseff e do presidente Barack Obama, na Casa Branca.

Em entrevista aos jornalistas no Salão Leste da Casa Branca, a presidenta foi indagada pela imprensa norte-americana sobre o tema da internet. Um jornalista lembrou que a presidenta cancelou uma visita que faria aos Estados Unidos, em 2013, depois das revelações do ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança, Edward Snowden, de que a própria presidenta e empresas brasileiras foram espionadas pelo governo norte-americano.

Perguntada se recebeu alguma garantia de que isso não voltaria a acontecer, Dilma Rousseff afirmou que o presidente Obama e o governo dos Estados Unidos declararam, em várias oportunidades, que não cometeriam mais atos de “intrusão em países amigos”. A presidenta disse ainda que “se fosse o caso de ele [Obama] precisar de alguma informação não pública sobre o Brasil, Obama me telefonaria”, completou.

O comunicado conjunto de Dilma e Obama diz ainda que governos, sociedade civil, setor privado e organizações internacionais devem fazer parte das políticas do setor para que a internet cumpra o potencial como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social.

Os dois governos acertaram retomar a discussão sobre a cooperação bilateral em temas cibernéticos na 2ª  Reunião do Grupo de Trabalho sobre Internet e Tecnologias da Informação e das Comunicações, prevista para o segundo semestre, em Brasília.

A reunião, de acordo com o comunicado conjunto, será uma oportunidade para troca de experiências e a exploração de possibilidades de cooperação em áreas como governo eletrônico, economia digital, segurança cibernética, prevenção de crimes cibernéticos, atividades de capacitação, segurança internacional no ciberespaço e pesquisa, desenvolvimento e inovação.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário