one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo francês considera “inaceitável" espionagem entre aliados

Criado em 24/06/15 07h55 e atualizado em 24/06/15 07h55
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O governo francês considerou hoje “inaceitável a espionagem entre aliados”, depois de documentos revelados pelo WikiLeaks indicarem que a Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA, na sigla em inglês) fez escutas a três presidentes franceses, incluindo François Hollande.

“A França e os Estados Unidos são frequentemente aliados no mundo em nome da democracia e da liberdade. Tal ação claramente não é aceitável nem compreensível", disse à i-Télé o ministro da Agricultura e porta-voz do governo, Stéphane Le Foll.

As declarações de Stéphane Le Foll foram dadas em Paris, antes da reunião de emergência convocada por François Hollande com os principais ministros e responsáveis pela área de defesa do país.

Informações divulgadas nessa terça-feira revelaram que a NSA lançou grande operação para espionar três chefes de Estado franceses e colaboradores próximos, como diplomatas ou chefes de gabinete.

A Casa Branca, que inicialmente se recusou a confirmar ou negar relatos de que a Agência de Segurança Nacional tenha espionado três presidentes franceses, disse ontem à noite que os Estados Unidos não visaram às comunicações de Hollande.

“Não temos como alvo, nem vamos ter, as comunicações do presidente Hollande”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Ned Price, sem precisar que tipo de vigilância foi feito anteriormente.

Os EUA espionaram, pelo menos entre 2006 e 2012, os três últimos presidentes franceses, Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e François Hollande, segundo documentos da Wikileaks revelados pelo diário Libération e o site Mediapart.

Os documentos, classificados como secretos, consistem em cinco relatórios da agência de informações norte-americana, baseados em “interceptações de comunicação”, que eram destinadas à “comunidade de informações” dos EUA e a dirigentes da NSA, segundo o Libération.

Os relatórios são provenientes de um serviço identificado como Summary Services (o serviço das sínteses).

Sem revelações particularmente embaraçosas, eles esclarecem porém o modo de funcionamento e de tomada de decisão de Hollande e dos seus antecessores.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário