one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Há 16 anos terminava a Guerra do Kosovo

Criado em 09/06/15 12h29 e atualizado em 09/06/15 12h36
Por Carmen Lúcia Fonte:Radioagência Nacional

No dia 9 de junho de 1999 foi assinado o acordo que colocava fim a um grave conflito. A Guerra do Kosovo começou no dia 24 de março, na Iugoslávia. Foram 79 dias de intensos bombardeios. De um lado, a província, Kosovo, lutando pela independência, e de outro, as forças sérvias, sob a liderança do presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, que não aceitava perder a província.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Há 16 anos terminava a Guerra do Kosovo

Kosovo era uma província que tinha uma composição étnica e religiosa diferente da maioria da Iugoslávia, que era sérvia. Os kosovares são de origem albanesa e muçulmana, enquanto os sérvios são cristãos ortodoxos. Como 90% da população de Kosovo é albanesa, iniciou-se um movimento gerado pelos kosovares que buscava a separação de sérvios e albaneses, para que estes últimos tivessem autonomia.
 
Slobodan Milosevic enviou tropas para a região com a ordem de aniquilar por completo a rebelião dos kosovares. Os ataques aéreos mataram um grande número de civis inocentes. Diante dos ferozes ataques comandados pelo presidente da Iugoslávia, a ONU enviou suas tropas para os Balcãs a fim de colocar um ponto final nas ações militares.
 
Um ultimato da Otan foi entregue a Milosevic. O documento ordenava a suspensão dos ataques militares contra Kosovo. Com a recusa da proposta de cessar-fogo, as tropas lideradas pelos Estados Unidos intervieram com a ofensiva militar, obrigando Milosevic a aceitar um acordo de Rambouillet, que propunha autonomia administrativa e cultural para a província de Kosovo, mas sem independência.
 
Com a chegada das tropas da OTAN em Kosovo, foi instaurado um governo provisório, sob responsabilidade da ONU. Ao fim do conflito, Milosevic foi preso sob a acusação de cometer crimes contra a humanidade.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário