one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Líderes europeus estão próximos de um acordo com a Grécia

Criado em 02/06/15 10h14 e atualizado em 02/06/15 10h15
Por Giselle Garcia - Correspondente Agência Brasil/EBC Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Depois de uma inesperada reunião na noite de ontem (1º), em Berlim, entre líderes da Alemanha, França, Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional (FMI), deve ser apresentada uma proposta ao governo grego, ampliando as chances de um acordo sobre a dívida do país. Sinais de progresso nas conversas com a Grécia agitaram o mercado financeiro esta manhã, elevando o euro ao seu mais alto nível nos últimos dez dias.

A informação não foi bem recebida, porém, pelo primeiro-ministro grego, Aléxis Tsipras, que pode resistir a um acordo imposto pelos credores. “Não estamos esperando que eles submetam uma proposta.”

Tsipras informou hoje (2), em entrevista coletiva, que “um plano realista” de reformas foi submetido ontem à noite aos credores e que Atenas aguarda uma decisão dos líderes europeus sobre o documento. “Agora, está claro que a decisão é se eles querem se ajustar ao realismo e sair da crise sem uma divisão na Europa”, observou.

O vice-primeiro-ministro da Alemanha, Sigmar Gabriel, disse esta manhã que está feliz com a iniciativa dos líderes europeus em buscar um acordo. “É certo que a Alemanha e a França estão fazendo nova tentativa de encontrar uma solução, pois as consequências políticas de uma falência grega para a zona do euro seriam, imensas. Acho que muitos têm a impressão de que somos melhores (sem a Grécia), mas a verdade é que se quebrarmos o primeiro pedaço, a União Europeia não seria a mesma”.

A Grécia, União Europeia e o Fundo Monetário Internacional tem até sexta-feira (5) para concluir as negociações, garantindo assim tempo necessário para que o acordo receba aprovação parlamentar antes que o programa de ajuda ao país termine, no fim do mês.

O governo grego tem que fazer, na sexta-feira (5), o pagamento de 300 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão) ao Fundo Monetário Internacional, mas há dúvidas de que conseguirá cumprir com suas obrigações financeiras sem uma nova injeção de recursos estrangeiros.
 

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário