one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Escola da ONU atingida por bombardeio israelense, em Gaza. (30/07/2014)

Imagem:

Compartilhar:

ONU: Israel e grupos palestinos podem ter cometido crimes de guerra em 2014

Criado em 22/06/15 11h10 e atualizado em 22/06/15 11h20
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Israel e grupos armados palestinos podem ter cometido crimes de guerra durante o conflito na Faixa de Gaza, em 2014, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) em um relatório divulgado nesta segunda-feira (22), em Genebra.

A Comissão Independente de Inquérito da ONU sobre o conflito reuniu “informações substanciais que apontam para possíveis crimes de guerra cometidos por Israel e pelos grupos armados palestinos”, informa o relatório, solicitado pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

 Pelo menos 2.140 palestinos, dos quais 1.462 civis e um terço destes crianças, além de 73 israelenses, a maioria soldados, morreram no conflito de sete semanas entre julho e agosto de 2014.

“A extensão da devastação e o sofrimento humano em Gaza foi sem precedentes e terá impacto sobre as gerações futuras”, disse em comunicado a presidente da comissão e juíza de Nova York, Mary McGowan Davis.

O documento relata o poder de fogo utilizado em Gaza. No período, Israel promoveu mais de 6 mil ataques aéreos e disparou 50 mil projéteis de artilharia durante os 51 dias da operação. Os grupos armados palestinos dispararam sobre Israel, no mesmo período, 4.881 mísseis e 1.753 morteiros. Seis civis morreram e pelo menos 1,6 mil ficaram feridos.

A ONU denuncia “a impunidade que prevalece em todos os níveis” no que se refere à ação das forças israelenses e apela ao país para “inverter o seu lamentável histórico” e julgar os responsáveis. A organização lamenta também que as autoridades palestinas tenham “falhado sempre” na condução à Justiça dos que violam as leis internacionais.

A comissão expressa a “preocupação com a ampla utilização, por Israel, de armas letais num importante raio” em torno do impacto, criticando igualmente o disparo indiscriminado de milhares de foguetes por palestinos visando espalhar o terror entre os civis israelenses.

Israel opôs-se vivamente à decisão de realização dessa investigação e não permitiu à comissão de inquérito da ONU deslocar-se ao local. A comissão recolheu os testemunhos dos dois lados por teleconferência ou por telefone. O presidente da comissão demitiu-se por pressão de Israel, retardando a publicação do relatório de março para junho deste ano.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário