one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Imagem:

Compartilhar:

Presidente da Comissão Europeia faz proposta de última hora à Grécia

Criado em 30/06/15 10h10 e atualizado em 30/06/15 10h29
Por RFI

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, propôs nesta terça-feira (30) uma solução de última hora ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, para chegar a um acordo com Atenas. O prazo para que o governo grego pague a dívida de € 1,6 bilhão ao Fundo Monetário Internacional (FMI) termina à meia-noite de hoje.

Por telefone, Juncker pediu a Tsipras que aceite o último plano de reformas dos credores, apresentado no sábado passado, além do apoio ao "Sim" no referendo do próximo domingo convocado na Grécia.

A solução de último minuto não muda as propostas apresentadas no fim de semana, mas inclui "uma explicação bastante pedagógica do que está sobre a mesa", afirmou uma fonte da Comissão Europeia.

Juncker teria pedido a Tsipras que envie uma carta aceitando as propostas de sábado das três instituições credoras, o Banco Central Europeu (BCE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia (UE) dirigida a ele, ao presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, assim como à chanceler alemã, Angela Merkel, e ao presidente francês, François Hollande. Se Tsipras aceitar a proposta, ele poderia abrir o caminho para a convocação de outra reunião do Eurogrupo para fechar o acordo, afirma a fonte.

Na reunião de emergência do sábado passado, o Eurogrupo rejeitou um pedido da Grécia para ampliar o plano de resgate financeiro UE-FMI, que termina em poucas horas. A Grécia, sem liquidez, pode cair em default à meia-noite (pelo horário de Washington). Tudo indica que o país não conseguirá pagar a parcela que deve ao FMI.

Merkel não foi informada

Angela Merkel declarou que não está a par da nova proposta feita à Grécia. "A última oferta da Comissão Europeia que conheço é a de sexta-feira, e não posso dizer mais nada", afirmou, assegurado que as portas continuam abertas para Atenas.

Mais cedo, o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, confirmou que a Grécia não fará o pagamento ao FMI. Na segunda-feira, o primeiro-ministro Alexis Tsipras já havia dado a entender que a parcela não seria quitada em razão da "asfixia" financeira na qual Atenas se encontra, após a recusa dos credores de prolongar o programa de ajuda da UE e do FMI até julho.

Gregos defendem proposta de Juncker

Em uma entrevista a uma rádio grega, o eurodeputado do partido Syriza, Stelios Kouloglou, considerou que "a iniciativa de Juncker deve ser aceita". Ele afirmou que os "líderes de todas as bancadas parlamentares em Bruxelas" pediram que o presidente da Comissão Europeia "retomasse as negociações para chegar a um acordo, mesmo que fosse de último minuto".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário