one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tropas da Ucrânia

Imagem:

Compartilhar:

Secretário de Defesa americano quer reforço da segurança no leste europeu

Criado em 22/06/15 10h24 e atualizado em 22/06/15 11h22
Por Da Agência Brasil * Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

O secretário da Defesa norte-americano, Ashton Carter, afirmou nestas segunda-feira (22), em Berlim, que a possível instalação de armamento pesado norte-americano no Leste da Europa será um passo importante para responder a uma eventual agressão russa. O objetivo é tranquilizar os países bálticos e outros países da Europa que estão preocupados desde a anexação da Crimeia, pela Rússia, e o início dos combates no Leste da Ucrânia, onde separatistas pró-russos contestam a autoridade de Kiev.

Washington admitiu que está para instalar armamento pesado na região e reforçar o apoio à formação das forças locais. “É algo que estamos considerando e que vamos discutir com os nossos parceiros”, disse Carter. O secretário de Defesa dos Estados Unidos está visitando países europeus, nesta semana, com passagens pela Alemanha, Estônia e Bélgica.

Em Bruxelas, Ashton Carter participará, quarta (24) e quinta-feira (25), da reunião dos Ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“O plano é ter equipamentos, principalmente para apoiar os exercícios, que estejam já localizados na região, incluindo equipamento pesado”, disse Ashton Carter, que assumiu a liderança do Pentágono em fevereiro. “Existe a possibilidade também de instalar mais equipamento para as contingências”, acrescentou o secretário.

Sem fornecer mais detalhes, Carter afirmou que Washington pretende tranquilizar os parceiros da Aliança Atlântica no Leste da Europa. “Se vamos aumentar a resiliência da Aliança e particularmente dos parceiros que estão na fronteira com o território da Aliança, isso é uma coisa importante”.

A Polônia, por meio do seu ministro da Defesa Tomaz Siemoniak, confirmou conversas em andamento com Washington para a instalação de armamento pesado norte-americano em seu território.

Nos últimos dias, o tom belicista entre a Rússia e os Estados Unidos aumentou, com Moscou prestes a anunciar o reforço do seu arsenal nuclear, com 40 mísseis balísticos intercontinentais, e garantir que tem mais de dez batalhões de paraquedistas prontos para atuar dentro ou fora do país para repelir uma ameaça externa.

Já o secretário-geral da Otan anunciou hoje a intenção de mais que duplicar a dimensão da chamada Força de Reação Rápida, criada em 2002, já reforçada há um ano com uma força de reação muito rápida para o leste europeu.

“Os ministros da Defesa da Otan vão decidir aumentar ainda mais a estrutura e a capacidade da Força de Reação entre 30 mil e 40 mil tropas, mais do dobro do tamanho atual”, disse Jens Stoltenberg sobre a reunião de ministros de quarta e quinta-feira, em Bruxelas.

A Força de Reação Rápida foi criada pela Aliança Atlântica, constituída por cerca de 13 mil tropas, para permitir um destacamento de forças mais rápido que o habitual em situações de crise.

Em 2014, contudo, o conflito na Ucrânia e a anexação da Crimeia, pela Rússia, mostraram a necessidade de uma força ainda mais rápida, levando à criação, na Reunião de Gales, de uma força de reação muito rápida – a Força Conjunta de Elevada Prontidão –, constituída por 5 mil tropas capazes de se deslocar em dias e não meses.

Stoltenberg afirmou que a aliança está conseguindo rápidos progressos na constituição e capacitação dessa força de vanguarda. “Estas são decisões importantes, parte da adaptação da Otan a um novo ambiente de segurança”, disse o secretário-geral.

* Com informações da Agência Lusa

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário