one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol analisa adversários da Copa

Criado em 09/06/15 10h13 e atualizado em 09/06/15 10h25
Por Iara Falcão – Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, Oswaldo Alvarez, o Vadão, fez uma avaliação dos adversários que o Brasil enfrenta na primeira fase da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que ocorre no Canadá. Ele falou ontem (8) à noite, junto com a jogadora Marta.

O primeiro jogo do Brasil é contra a Coreia, hoje às 20h, no horário de Brasília, no Estádio Olympique, em Montréal. Vadão alertou os torcedores para que não se enganem com a equipe coreana. Lembrou que as adversárias deram trabalho às norte-americanas em jogo recente e que a estreia do Brasil no Mundial será contra um time difícil.

“A Coreia tem velocidade no contra-ataque, um sistema defensivo que suportou muito tempo a pressão dos Estados Unidos e é uma equipe que não perde o equilíbrio, não perde a calma, a tranquilidade. O propósito deles é cumprido durante os 90 minutos. Então, aqueles brasileiros que acham que teremos uma missão fácil, muito pelo contrário, será uma missão dificílima”, enfatiza.

Vadão também destacou a qualidade das outras equipes que o Brasil enfrenta na primeira fase da Copa. a Espanha, no dia 13, e a Costa Rica, no dia 17.

“Embora seja o último jogo, o que vai definir a primeira fase será Brasil e Costa Rica. A Espanha teve uma competição eliminatória impecável, a melhor equipe em todos os sentidos, foi a melhor do seu grupo e, incontestavelmente, está presente por mérito. Não deixa nenhuma dúvida de que o futebol espanhol vem com tudo para esse Mundial feminino.”, disse.

Em desabafo, Vadão comentou que o Brasil perdeu uma oportunidade de fortalecer o futebol feminino quando a equipe tinha o favoritismo nas grandes competições. “A modalidade foi pouco desenvolvida, os outros países desenvolveram muito e nós acabamos ficando para trás, essa é que é a grande realidade”, afirmou. Mas ele acredita que o time brasileiro está preparado e poderá ter boa atuação no torneio do Canadá.

“Nós temos jogadoras experientes, com poder de decisão muito grande, jogadoras que individualmente têm o poder do drible, da jogada individual, da criatividade. Aliado ao bom desenvolvimento tático, acho que aí nós podemos ter chance de fazer um grande Mundial”, destacou.

Cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo e capitã da Seleção Brasileira, Marta falou sobre a vontade que tem de fortalecer o futebol feminino no Brasil. “É mais uma Copa do Mundo na minha vida, mas a vontade de vencer, a vontade de estar sempre destacando a minha equipe e fazendo com que o futebol – principalmente no meu país cresça – é muito maior do que qualquer coisa”, afirmou.

Marta disse que o time tem se preparado. “A gente percebe que o futebol hoje está muito evoluído, exige muita força física e intensidade, então a gente está trabalhando muito isso para que possa chegar bem na competição e bater de frente com as grandes.”

Vista como um modelo pelas jogadoras mais jovens e um exemplo para as 14 estreantes em Copa do Mundo, ela destacou que a responsabilidade pelo desempenho do time é partilhada pela equipe.

“É uma divisão entre a gente, correta, e tentamos manter isso de forma bem tranquila para que elas possam desempenhar da melhor forma.”

Ela lembrou seu primeiro jogo em Copa do Mundo, também contra a Coreia, em 2003. A meia-atacante conta que estava deslumbrada por estar participando da competição. Na ocasião, o Brasil venceu a Coreia por 3 a 0 . Um dos gols foi de Marta. Sobre o jogo de hoje, ela diz que está otimista. “Eu espero que o Brasil possa viver sua primeira vitória e assim sucessivamente na competição”.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário