one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes na Praça Syntagma, no centro de Atenas, apoiam a permanência da Grécia na Zona do Euro

Imagem: Agência Lusa

Compartilhar:

Americanos estão cada vez mais preocupados com crise grega

Criado em 07/07/15 17h46
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Cresce a preocupação dos Estados Unidos com a situação na Grécia. Os americanos trocam telefonemas frequentemente com os líderes europeus e gregos, diante das implicações geopolíticas da ruptura das negociações e uma eventual aproximação de Atenas com Moscou ou Pequim.

O presidente Barack Obama e o seu secretário do Tesouro, Jack Lew, admitiram acompanhar a evolução da crise com numerosas ligações para líderes europeus, como a chanceler alemã, Angela Merkel, o chefe de estado francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

Hoje mesmo, Obama falou com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e com Merkel, quando os líderes da Zona Euro esperavam uma proposta para um terceiro resgate financeiro da Grécia.

Tanto Obama como Lew têm apelado repetidamente a todas as partes, incluindo credores internacionais e o governo grego, para que alcancem um acordo que inclua reformas estruturais, por parte de Atenas, e uma discussão sobre o alívio da dívida grega.

Em pano de fundo, está a realidade geopolítica da Grécia, que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, e é decisiva para a estabilidade nos Balcãs, vizinha do Oriente Médio e porta de entrada de imigrantes.

Desde a sua chegada ao poder que Tsipras tem marcado distância com os seus parceiros europeus e dado a entender que poderia procurar ajuda financeira em Moscou, para onde se deslocou várias vezes, ou Pequim.

A última coisa que os americanos querem ver é uma Grécia a afastar-se da Europa e a aproximar-se da Federação Russa, em contexto de tensão crescente entre Washington e Moscou devido à crise na Ucrânia.

Depois do referendo de domingo, o presidente russo, Vladimir Putin, conversou com Tsipras para discutir “as condições da prestação de ajuda financeira a Atenas pelos credores internacionais, bem como assuntos relativos ao desenvolvimento da cooperação russo-grega”, segundo comunicado distribuído pelo Kremlin.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário