one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Autoridades internacionais condenam morte de bebê palestino na Cisjordânia

Criado em 31/07/15 19h20 e atualizado em 31/07/15 19h39
Por Marcelo Brandão Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Autoridades internacionais protestaram contra a morte de um bebê palestino em incêndio ocorrido hoje (31), na Cisjordânia, provocado por colonos judeus,  segundo as forças de segurança palestinas, e que deixou os pais e o irmão da criança gravemente feridos.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, condenou a morte da criança e criticou o governo israelense pela “impunidade” de que se beneficiam os colonos israelenses que atacam os palestinos. “A continuada incapacidade para pôr fim à impunidade dos repetidos atos de violência cometidos pelos colonos levou a um novo e horrível incidente e à morte de um inocente. Isto tem que parar”, disse Moon.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos também condenou “nos termos mais fortes possíveis” o ocorrido. “Saudamos a ordem dada pelo primeiro-ministro israelense [Benjamin] Netanyahu às forças de segurança para usarem todos os meios à sua disposição para perseguirem os autores daquilo que considerou ser um ato terrorista e apresentá-los à justiça”, disse em comunicado o Departamento de Estado.

A declaração norte-americana se refere à manifestação de Netanyahu. Em um comunicado, ele condenou o ato. “Estou chocado com este ato condenável e horrendo. Isto é um ato de terrorismo em todos os aspectos”.

O primeiro-ministro israelense também conversou por telefone com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. Em um raro contato, ele prometeu a Abbas uma investigação completa sobre o ocorrido. “Temos de lutar contra o terrorismo em conjunto, independentemente de que lado vem”, disse, durante a conversa. Abbas, por sua vez, já anunciou que irá apresentar uma queixa ao Tribunal Penal Internacional (TPI). “Estamos preparando o dossiê que vai ser enviado para o TPI e nada nos vai impedir de apresentar queixa”.

A União Europeia (UE) falou em “tolerância zero” para com os atos de violência realizados por colonos israelenses. “Apelamos para a plena responsabilidade, aplicação eficaz da lei e a uma tolerância zero para com os atos de violência praticados por colonos”, reagiu a porta-voz da chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini.

* com informações da Agência Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário