one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasil alcança 13 medalhas no Pan com ajuda do judô

Criado em 13/07/15 09h49 e atualizado em 13/07/15 11h48
Por Iara Falcão Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O Brasil já está firme na disputa por medalhas nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá. No final de semana foram 13, levando o país para o quinto lugar na competição. Foram quatro medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Canadá está na liderança com 24 medalhas, seguido por Estados Unidos, com 19, Colômbia, com 14 e México, com 18.

Ontem, Marcel  Sturmer, na patinação artísca masculina e Felipe Almeida, no tiro conquistaram a medalha de ouro. Thalita Haas garantiu prata na patinação artística feminina e o time masculino de canoagem também ficou em segundo na prova de velocidade. O judô tem sido o principal motivo de alegria e orgulho para os brasileiros.

Em Mississauga, sexta maior cidade do Canadá, a pouco mais de 28 quilômetros do centro de Toronto, está o Centro de Esportes, onde acontecem as competições de judô dos Jogos Pan-Americanos. A judoca Érika Miranda foi a primeira a conquistar o ouro na categoria até 52 quilos (kg) feminino.

Ela venceu a canadense Ecaterina Guica no sábado (11). Para a brasileira, prata nos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e no de Guadalajara, em 2011, o ouro veio num bom momento. “Essa sensação de dever cumprido e a medalha no peito é maravilhosa”! 

Érika disse que teve que vencer a si mesma, por causa da competição, semelhante ao Jogos Olímpicos, onde ela teve experiências negativas, nas duas últimas edições, a de Pequim, em 2008 e a de Londres, em 2012. “Uma (a de Pequim) não cheguei a lutar, por causa de lesão, na outra (a de Londres) fui derrotada logo na primeira luta e, assim, a gente fica abalada”, contou. Para ela, a superação em Toronto tem um gostinho especial. “A minha maior dificuldade foi encarar a mim mesma, esses meus medos, e ver que isso já passou. É coisa nova, agora.”

O outro ouro veio da luta de Charles Chibana também contra um canadense, Antoine Bouchard, na categoria até 66 kg masculino. Uma vitória comemorada. No pódio, Charles recebeu a medalha do ministro do Esporte do Brasil, George Hilton.

O judô ainda obteve uma medalha de prata com Felipe Kitadai, da categoria ligeiro masculino e duas medalhas de bronze, uma para Rafaela Silva, na categoria até 57 kg, feminino, e outra para Nathália Brígida, na categoria até 48 kg. Nathália foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha no Pan. Alex Pombo chegou a disputar o bronze, mas perdeu para o canadense Arthur Margelidon, na categoria até 73 kg masculino.

Essa tropa de elite do judo até poderia já começar a pensar no ouro olímpico em 2016, mas a campeã Érika acredita ser melhor ter como alvo o mundial em agosto. “ Acho que depois do campeonato mundial, aí sim, a gente pode começar a pensar em Jogos Olímpicos, preparação.  Um dia de cada vez,” disse. E segurando a medalha, acrescentou contente: “ quero curtir essa medalhinha até chegar no Brasil, porque aí começa treino de novo, novos objetivos”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário