one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Entenda a crise na Grécia

Criado em 16/07/15 10h17 e atualizado em 16/07/15 12h49
Por Portal EBC*

A atual crise econômica que atinge a Grécia decorre de um histórico em que o país gastou mais do que podia e que foi agravado em 2008, com a crise econômica mundial. Esse déficit no orçamento, por sua vez, foi financiado por empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do resto da Europa.

A dívida internacional da Grécia, hoje, está 177% acima do PIB do país. Ou seja, a soma de todas as riquezas produzidas pelos gregos, se fosse usada apenas para amortecer o montante devido, não seria suficiente para pagar nem a metade.

Em números atualizados, a divida grega chega a 320 bilhões de euros, o equivalente a R$ 1 trilhão. Desde 2010, a Grécia recebeu 240 bilhões de euros do FMI e da UE. Toda a repercussão mundial da crise nos últimos dias, no entanto, foi desencadeada após 30 de junho, quando venceu uma parcela de 1,6 bilhão de euros da dívida com o FMI. Em 13 de julho, outra dívida com o FMI deixou de ser paga, de 450 milhões de euros.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Entenda a crise na Grécia - Em Conta / Rádios EBC

 

Diante do cenário, o país foi enquadrado em situação de “calote” da dívida e a sua saída da zona do euro passou a ser discutida. Enquanto a Europa pressiona para que a Grécia continue adotando a moeda para não quebrar a credibilidade do euro, para os gregos a saída poderia ser uma forma de retomar o controle da política monetária, apesar do temor de se fechar o país para a entrada de capital internacional. 

Agrava ainda mais o panorama grego o fato de a taxa de desemprego no país estar em 26%. Considerando-se apenas a classe jovem, a taxa atinge 50% do grupo. Além disso, desde 2010, o PIB da Grécia caiu 25%.

Leia também no Portal EBC:

Economistas analisam como crise grega pode afetar outros países

Em 2008, na grande crise, os gregos começaram a tirar dinheiro do país. Tanto que no último mês, com a crise mais grave, os bancos fecharam para evitar que os gregos saquem todos os recursos e quebrem as instituições. Saques em caixas eletrônicos estão limitados a 60 euros diários por pessoa.

Sendo assim, a Grécia depende de recursos da Europa para manter sua economia funcionando. Sem o apoio dos credores internacionais, o governo grego não tem dinheiro para reativar o sistema financeiro, nem para pagar parcelas dos empréstimos que vencem nos próximos dias. Na próxima segunda-feira (20), a Grécia precisará de 3,5 bilhões de euros para resgatar títulos detidos pelo Banco Central Europeu (BCE) e no dia 30, vence parcela de 5,3 bilhões de dólares com bancos privados internacionais.   

 

Para um novo aporte, no entanto, os europeus exigem novos cortes de gastos e incremento de impostos. No último dia 5, em referendo, os gregos foram às urnas para decidir se concordam com as condições europeias para um novo empréstimo, mas 61,3% dos gregos decidiram pelo "não".

Mesmo assim, o governo grego se mostrou disposto a negociar. Trocou o ministro das finanças, o conselho de ministros aprovou o aperto fiscal, pediu novo empréstimo de 50 bilhões de euros e mandou a proposta de aperto geral do povo grego. Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, argumentou que o povo grego fez os “esforços fiscais mais duros do que qualquer outro país” e a "experiência" fracassou.

Na segunda-feira (13), os líderes europeus concordaram em fazer um terceiro programa de resgate para a Grécia, mas ainda exigem medidas duras, como aumento de impostos, reformas no sistema previdenciário, cortes nas pensões e mais privatizações.

O Parlamento da Grécia aprovou nessa quarta-feira (15) o acordo com os líderes da zona do euro, de modo a permitir um novo resgate ao país, que poderá chegar a 86 bilhões de euros. O partido no poder, o Syriza, aprovou o acordo graças ao apoio de forças políticas de oposição.

Segundo a televisão estatal da Grécia, 229 deputados votaram a favor do acordo, seis abstiveram-se e 64 se manifestaram contrários. Metade dos votos contra e a totalidade das abstenções vieram do partido que sustenta o Governo, o Syriza. Entre os que votaram contra estivavam a presidenta do Parlamento, Zoe Konstantopoulou; o ministro da Energia, Panagiotis Lafazanis; e o ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis.

Os bancos gregos vão continuar fechados até pelo menos sexta-feira (17), segundo novo decreto publicado pelo Ministério das Finanças grego. O decreto também amplia as operações bancárias que podem ser realizadas nas unidades abertas. O novo decreto mantém o limite para saque nos caixas eletrônicos em 60 euros por dia e em 120 euros o valor máximo para pensionistas que só têm cartão.
 

* Com informações das Rádios EBC, Agência Brasil e TV Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário