one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Eurogrupo espera pedido formal de ajuda da Grécia nesta quarta-feira

Criado em 07/07/15 13h21 e atualizado em 07/07/15 15h04
Por Da Agência Lusa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse hoje (7) que é esperado amanhã (8) um pedido de ajuda financeira da Grécia ao fundo de resgate da zona do euro. Em rápida declaração à imprensa, após a reunião dos ministros das Finanças da zona do euro, que antecede a cúpula de emergência do fim da tarde, Dijsselbloem acrescentou que esse pedido formal é iminente e deverá ocorrer nesta quarta-feira de manhã.

Ele adiantou que, nesse caso, será realizada de imediato uma reunião do Eurogrupo por teleconferência, para examinar a proposta de Atenas.

O pedido de um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade será dirigido ao Eurogrupo, que deverá avaliar a situação financeira da Grécia e a sustentabilidade da dívida.

Após uma avaliação mais técnica, explicou o ministro das Finanças holandês, o assunto volta ao Eurogrupo que vai decidir se avançam as negociações formais entre os credores e o governo liderado por Alexis Tsipras.

Reunião do Eurogrupo termina sem acordo sobre situação da Grécia (EPA/Agência Lusa)

Reunião do Eurogrupo sobre a situação da Grécia (Olivier Hoslet/EPA/Agência Lusa)Olivier Hoslet

Nessa reunião do Eurogrupo, o novo ministro grego das Finanças, Euclides Tsakalotos, não apresentou propostas concretas de reformas, tendo feito, segundo fontes europeias, apenas uma apresentação geral em troca de um terceiro resgate.

A reunião dos ministros das Finanças antecedeu a cúpula, que começa às 17h30 (horário de Lisboa), em que os chefes de Estado e de Governo da zona do euro vão discutir o caminho a seguir em relação à Grécia após o não dos gregos no referendo de domingo (5) às últimas propostas dos credores.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário