one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Forças militares do Peru resgatam adultos e crianças reféns do Sendero Luminoso

Criado em 28/07/15 13h38 e atualizado em 28/07/15 17h04
Por Alex Rodrigues Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Soldados da brigada especial que reúne membros da Polícia Nacional e das Forças Armadas do Peru resgataram, na tarde dessa segunda-feira (27), 39 crianças e adultos sequestrados pelo grupo Sendero Luminoso. Parte dessas pessoas podem estar em poder da organização há várias décadas – as autoridades peruanas ainda vão analisar cada um dos casos.

Segundo o vice-ministro de Defesa, Ivan Vega, as 26 crianças e os 13 adultos eram mantidos reféns em um acampamento montado em Satipo, no vale entre os rios Apurimac, Ene e Mantaro, a cerca de 450 quilômetros da capital peruana, Lima.

As idades das crianças variam entre 1 e 14 anos. De acordo com o vice-ministro, algumas delas são filhos de mulheres sequestradas vítimas de abuso sexual cometido por integrantes do grupo. A violência teria ainda a finalidade de fornecer mão de obra para os acampamentos e novos soldados para o grupo, já que jovens a partir dos 13 anos são obrigados a participar das ações do Sendero Luminoso.

Segundo com Vega, o acampamento onde os sequestrados foram localizados era usado para o cultivo de alimentos e criação de animais. O local foi identificado pelo serviço de inteligência das forças de segurança peruanas. O vice-ministro afirmou ainda que os remanescentes da organização atuam em conjunto com narcotraficantes.

Ivan Vega alertou para o risco de que, em resposta ao sucesso da operação militar, os líderes do grupo ordenem novos ataques. As 39 pessoas libertadas foram levadas para a cidade de Mazamari. No primeiro momento, as crianças vão ficar sob os cuidados do Ministério da Mulher e das Populações Vulneráveis.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário