one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Israel ordena construção imediata de 300 casas na Cisjordânia

Criado em 30/07/15 08h32 e atualizado em 30/07/15 08h35
Por Da Agência Lusa Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou hoje (29) a construção imediata de 300 casas nas colônias da Cisjordânia ocupada, o que foi condenado como um “crime de guerra” pelos palestinos e criticado pela União Europeia e Nações Unidas.

“Depois das consultas no gabinete do primeiro-ministro, a construção imediata de 300 habitações em Beit El foi autorizada”, informou o gabinete de Benjamin Netanyahu, em comunicado, em alusão a uma colônia perto de Ramallah.

“Esta é uma construção prometida há três anos pelo governo, depois da destruição das casas na colina de Oulpena”, um quarteirão de Beit El onde os colonos tinham construído sem autorização, acrescentou o comunicado.

Ao mesmo tempo, foi anunciado o planejamento de mais de 500 habitações em Jerusalém-Leste, parte palestina da cidade ocupada e anexada por Israel.

Hanane Achraoui, da Organização de Libertação da Palestina (OLP), disse que os palestinos consideraram as “atividades ligadas à colonização” israelense como “crimes de guerra”.

“Estas atividades inscrevem-se num plano dos dirigentes israelenses para impor a ‘Grande Israel’ na Palestina histórica e destruir a solução de dois Estados e a hipótese de paz”, acrescentou a dirigente palestina. Ela condenou ainda “a escalada louca da colonização feita pelo governo extremista de Netanyahu.”

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que “os colonatos são ilegais face ao direito internacional e um obstáculo à paz”. Estas decisões “são contrárias à intenção manifestada pelo governo israelense de procurar uma solução com dois Estados”, acrescentou, exortando os israelenses “a recuarem na sua decisão, no interesse da paz e de uma solução justa” para o conflito israelense-palestino.

“Estas medidas comprometem o compromisso do governo (israelense) de negociar uma solução com dois Estados no processo de paz no Médio Oriente”, reforçou a União Europeia.

Mais de 400 mil colonos israelenses vivem na Cisjordânia e outros 200 mil em diferentes quarteirões de Jerusalem-Leste.

Dez anos depois da retirada unilateral israelense da Faixa de Gaza, a maioria dos israelenses são favoráveis a um regresso à colonização deste enclave palestino.

Netanyahu, reconduzido ao cargo nas eleições legislativas de março, prometeu durante a campanha a continuação da colonização e enterrou a ideia de um Estado palestino ao lado de um Estado israelense, mas rejeitou estas afirmações depois das eleições.

Mas o seu novo governo, que tomou posse em maio, está muito alinhado à direita, com uma grande influência de nacionalistas, ultraortodoxos e defensores da colonização.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário