one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Líder talibã mulá Omar está morto, diz porta-voz dos serviços secretos afegãos

Criado em 29/07/15 15h31 e atualizado em 29/07/15 15h49
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O líder talibã mulá Omar está morto, anunciou hoje (29) em Cabul um responsável dos serviços de informações afegão, citado pela agência de notícias Agence France Presss (AFP). “O mulá Omar está morto. Morreu num hospital de Karachi [Sul do Paquistão] em abril de 2013 (…) em circunstâncias misteriosas”, disse o porta-voz dos serviços secretos afegãos Haseeb Sedigi, à AFP, após persistentes rumores sobre a morte do chefe supremo dos talibãs.

Os talibãs não confirmaram nem desmentiram oficialmente a morte do mulá Omar, que não é visto em público desde 2001 e cujo prolongado silêncio teve reflexos numa rebelião dividida, num momento em que se começa a reunir com o governo afegão na perspetiva de conversações de paz.

Desde essa data, e no decurso de um sangrento conflito cuja intensidade não diminuiu, diversos rumores não confirmados admitiam com insistência a morte do chefe talibã, que segundo fontes se refugiou no vizinho Paquistão após a queda do seu regime.

Os rumores tornaram-se particularmente insistentes no dia de hoje, dois dias antes de um próximo ciclo de discussões previstas entre Cabul e os talibãs, após as organizadas no início de julho em Murree, perto da capital paquistanesa, Islamabad.

Um alto responsável do governo afegão tinha declarado antes sob anonimato que o mulá Omar “morreu há dois anos vítima de doença e foi enterrado” no Sul do Afeganistão, a sua região de origem. Segundo adiantou, esta morte foi igualmente confirmada ao governo afegão pelos responsáveis paquistaneses. “Pelas informações que possuo, está morto”, admitiu à AFP um responsável talibã, acrescentando não ter detalhes sobre as causas e a data exata desta morte.

A confirmação surge horas depois de o governo afegão ter anunciado que estava investigando as informações relativas à morte do mulá Omar, líder supremo dos talibãs afegãos, em fuga desde o fim de 2001.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário