one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Maduro reúne-se com Ban Ki-moon para tratar de disputa territorial com Guiana

Criado em 28/07/15 15h53 e atualizado em 28/07/15 16h04
Por Ana Cristina Campos Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reuniu-se nesta terça-feira (28) com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, em Nova York, para tratar da disputa territorial que o país tem com a Guiana.

De acordo com o presidente venezuelano, Ban Ki-moon se comprometeu a enviar a Caracas uma comissão da Secretaria-Geral da ONU para promover o diálogo entre Venezuela e Guiana na disputa sobre Equisibo, uma região marítima onde a empresa norte-americana Exxon Mobil descobriu uma importante jazida de petróleo.

Em nota, o secretário-geral reiterou que a ONU está disposta a colaborar na solução da controvérsia territorial e a promover o diálogo entre os dois governos.

O governo da Guiana diz que sua soberania tem sido ameaçada e que a disputa territorial com o país vizinho representa uma ameaça à sua sobrevivência.

O projeto de exploração da Exxon Mobil a serviço da Guiana localiza-se em uma área, terrestre e marítima, de 159.500 quilômetros quadrados conhecida como Território Esequibo, cuja soberania é reclamada por Caracas e Georgetown.

A Guiana insiste que tem direitos sobre a região reclamada. A Venezuela se baseia no Acordo de Genebra, de 1966, segundo o qual a região ainda está por negociar.

A disputa territorial também foi exposta na Cúpula do Mercosul, realizada há duas semanas em Brasília. Na ocasião, os presidentes da Guiana e Venezuela discordaram, durante sessão plenária dos chefes de Estado do Mercosul, sobre o entendimento de cada um em relação aos conflitos territoriais entre os dois países.

O presidente da Guiana, David Granger, fez um apelo ao bloco sul-americano para que se manifeste em apoio à integridade do território guianense. Maduro, por sua vez, disse que Granger é um "grande provocador" e não reconhece a ajuda que vem recebendo nos últimos anos.

*Com informações da Agência Lusa

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário