one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


bandeiras da Grécia nas mãos da multidão de gregos

Imagem:

Compartilhar:

Manifestantes celebram vitória do não em referendo na Grécia

Criado em 05/07/15 16h54 e atualizado em 05/07/15 17h24
Por Agência Lusa

Mais de uma hora antes da divulgação oficial do resultado do referendo realizado hoje (5) na Grécia, a celebração da vitória do não já ocorre na Praça Syntagma, em Atenas.

Grupos de manifestantes chegam ao local carregando milhares de bandeiras gregas. Nas avenidas próximas à praça, é possível ouvir buzinas de automóveis em sinal de apoio às projeções que apontam a vitória do não no referendo.

Os eleitores gregos rejeitaram as propostas dos credores internacionais – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.Com mais de 80% dos votos contados, o “não” liderava com 61,57% e o “sim” registava 38,43%.

Diálogo com a Europa

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, falou por telefone com o presidente francês, François Hollande. Segundo a televisão pública Ert, a conversa entre os dois líderes foi focada na forma de “fortalecer as negociações” entre Atenas e os seus credores da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), após o fracasso das discussões com o Eurogrupo em 25 de junho, que antecederam o anúncio do referendo.

Reações na Grécia

A líder do partido socialista grego (PASOK), Fofi Gennimata, que defendia o "sim", pediu ao primeiro-ministro, Alexis Tsipras, que “cumpra o compromisso” e apresente ao país um “acordo sustentável” nas próximas 48 horas. “Agora é a hora do primeiro-ministro. Deve cumprir o seu compromisso de conseguir um acordo [com os credores] em 48 horas”, disse Gennimata, a primeira líder partidária grega a comentar publicamente a vitória do “não” no referendo de hoje.

Gennimata aludia a declarações de Tsipras, que assegurou que, independentemente do resultado do referendo, iniciaria imediatamente negociações com os credores internacionais e fecharia um acordo em 48 horas. “O primeiro-ministro deve tomar imediatamente todas as iniciativas necessárias para começarem as negociações”, disse a líder dos socialistas.

“A decisão do povo é um facto e deve ser respeitada. Os gregos, independentemente do que votaram, exigem um acordo sustentável. O país deve sair do beco sem saída em que entrou por culpa do governo e das forças ultraconservadoras da Europa”, acrescentou, prometendo o apoio do seu partido a um tal acordo.

Líder do Nova Democracia se demite

O líder do principal partido da oposição grega, Antonis Samaras, demitiu-se hoje, anunciou o partido Nova Democracia. “Compreendo que o nosso grande partido precisa de um novo começo. Demito-me hoje da liderança da Nova Democracia e pedi a Evangelos Meimarakis para assumir provisoriamente a presidência”, disse minutos depois Samaras numa breve intervenção transmitida pela televisão. Meimarakis, ex-presidente do parlamento e atual deputado, é o “número dois” da Nova Democracia (centro-direita).

Samaras, que foi primeiro-ministro até janeiro passado, liderou a campanha pelo “sim”, derrotado no referendo que hoje se realizou na Grécia sobre as propostas dos credores internacionais – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário