one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mariano Rajoy submete ao Parlamento espanhol acordo para novo resgate à Grécia

Criado em 15/07/15 09h55 e atualizado em 15/07/15 10h00
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou hoje (15) que vai submeter à votação no Parlamento espanhol, ainda que a lei não o obrigue, o acordo para o novo resgate financeiro pedido pela Grécia aos parceiros europeus.

O anúncio de Rajoy foi feito no plenário do Congresso dos Deputados - agendado para discutir as conclusões do último Conselho Europeu -. O chefe do governo espanhol justificou a sua decisão com o elevado volume de recursos financeiros que implica um terceiro resgate grego, incluindo para Espanha.

Na prática, porém, a votação sobre o terceiro resgate financeiro à Grécia poderá forçar partidos, Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o Podemos - partido político espanhol de extrema esquerda -, a decidirem, em pleno Congresso, as suas posições quanto ao terceiro resgate grego. O Partido Popular (PP), de Rajoy, enalteceu o acordo alcançado, enquanto os partidos da esquerda condenaram (Izquierda Unida) e reagiram com aplausos ao acordo, com críticas ao Governo pela sua posição.

O partido Podemos, que desde a sua formação defende uma reestruturação da dívida pública espanhola - como o Syriza para a Grécia - deixou cair essa ideia na terça-feira (14), afirmando que já não vê esta necessidade para Espanha. 

No plenário, Rajoy reiterou que a Espanha dará todo o apoio à Grécia no terceiro resgate, desde que o Governo de Alexis Tsipras cumpra com os seus compromissos.

Apenas seis países da União Europeia (UE) têm leis que os obrigam a votar, nos respectivos parlamentos, o novo acordo com a Grécia. Entre eles está a Alemanha.

Rajoy disse que o assunto tem de ser debatido e votado no Parlamento espanhol porque implica "muitos recursos garantidos pelos contribuintes". Segundo os últimos cálculos do Fundo Monetário Internacional (FMI), as necessidades de financiamento da Grécia "aumentaram de forma notável", desde o referendo e fechamento dos bancos gregos, elevando-se a valores entre os 82 bilhões a 86 bilhões de euros.

Na resposta, o líder socialista, Pedro Sánchez, lembrou ao presidente do governo espanhol que o Parlamento alemão votou o resgate dos bancos espanhóis em 2011, mas que esse debate não foi feito no Parlamento espanhol. Sánchez reafirmou que Alexis Tsipras se enganou nas políticas propostas, por exemplo, ao fazer uma anistia fiscal, mas avaliou que Rajoy também aprovou uma proposta. "Os extremos também se tocam,” disse o líder socialista.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário