one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mapa mostra túnel sob o Canal da Mancha

Imagem:

Compartilhar:

Mesmo com reforço na segurança, migrantes tentam atravessar Eurotúnel

Criado em 30/07/15 07h21 e atualizado em 30/07/15 11h56
Por Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Migrantes desesperados para chegar ao Reino Unido em busca de uma vida melhor ainda tentam atravessar o Eurotúnel por Calais, no Norte da França, dois dias depois de um homem de origem sudanesa ser atropelado por um caminhão na área do canal. Foi a nona morte nos últimos dois meses.

O governo francês enviou ontem (29) mais 120 homens para reforçar a segurança do local, mesmo assim, grupos de migrantes foram vistos tentando furar o bloqueio durante a madrugada.

Na segunda-feira (27), cerca de 2 mil pessoas tentaram entrar no túnel para fazer a travessia do Canal da Mancha e entrar no Reino Unido. Na terça-feira (28), foram 1,5 mil.

Saiba mais na matéria do Repórter Brasil

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, falou à imprensa durante visita ao Vietnã na manhã de hoje (30) e descartou a possibilidade de oferecer vistos de trabalho para os migrantes. “Há um enxame de pessoas vindo pelo Mediterrâneo em busca de uma vida melhor, querendo vir para a Grã-Bretanha pois temos bons empregos, somos uma economia em ascensão, um lugar incrível para se viver. Mas precisamos proteger nossas barreiras e de mãos dadas com o governo francês é isso que estamos fazendo”, disse.

Cameron declarou, ainda, que o problema precisa ser tratado na origem. “Precisamos impedir que as pessoas atravessem o Mar Mediterrâneo. Isso significa tentar estabilizar os países de onde eles vem”, afirmou.

A crise em Calais é consequência do aumento no fluxo de migração ilegal de pessoas pelo Mar Mediterrâneo, fugindo da guerra e da pobreza, em busca de uma vida melhor nos países da Europa.

De janeiro a junho deste ano, mais de 130 mil pessoas entraram no continente europeu pela rota. Quase 1,9 mil morreram tentando completar a travessia.

A União Europeia planeja oferecer asilo ainda este ano para 40 mil migrantes, mas, em reunião entre os ministros do Interior e da Justiça no último dia 20, as nações se comprometeram a absorver um número menor, 32 mil pessoas. O Reino Unido, por causa de tratados com a União Europeia, não tem obrigação de participar do rateio. O país decidiu abrigar 2,2 mil refugiados, mas não fará a regularização deles.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário