one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mundo nunca esteve tão perto de acordo nuclear, diz chanceler iraniano

Criado em 03/07/15 17h22 e atualizado em 03/07/15 17h40
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã, Mohammad Javad Zarif, declarou hoje (3) que o Irã e as grandes potências do grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) – Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China – mais a Alemanha) nunca estiveram “tão perto” de um acordo duradouro sobre o programa nuclear iraniano.

“Apesar de algumas divergências, nunca estivemos tão perto de um acordo duradouro”, disse Zarif. “No entanto, um acordo não é ainda certo”, acrescentou.

O chefe da diplomacia iraniana disse que o seu país está disposto a cooperar na luta contra desafios comuns, como o extremismo. “Estamos prontos a abrir novos horizontes para enfrentar os desafios importantes e conjuntos. Hoje, a ameaça comum é o rápido crescimento do extremismo violento e da barbárie sem limites”, ressaltou Zarif.

Após uma maratona de negociações, iniciada no fim de semana passado, na capital austríaca, para tentar obter um acordo até 30 de junho, o Irã e o grupo 5+1 decidiram prolongar o prazo até 7 de julho.

O objetivo é garantir, pelo maior período de tempo possível, que o programa nuclear iraniano tenha unicamente fins civis, em troca da suspensão de sanções que bloqueiam a economia da potência regional xiita de 78 milhões de habitantes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário