one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente Barack Obama se pronunciou sobre tiroteio em Charleston

Imagem:

Compartilhar:

Obama defende combate à corrupção e democracia na África

Criado em 28/07/15 11h36 e atualizado em 28/07/15 13h00
Por Leandra Felipe – Corresponde da Agência Brasil/EBC Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje (28), que é preciso “extirpar o câncer da corrupção”, o que segundo ele é o principal obstáculo para o desenvolvimento do continente africano. Obama discursou na sede da União Africana (UA), em Adis-Abeba, Etiópia e foi o primeiro presidente norte-americano a comparecer a sede da organização. Ele defendeu transparência nas gestões e um compromisso com princípios democráticos nos países africanos.

“Nada será tão produtivo para liberar o potencial econômico da África como erradicar o câncer da corrupção”, destacou Obama ao falar à plateia da UA, composta por representantes de 54 países do continente.
Ele ponderou que a corrupção existe em todo o mundo, mas disse que na África a “corrupção retira milhões de dólares das economias, dinheiro que poderia ser utilizado para criar emprego, construir hospitais e escolas”. E enfatizou: “Só os africanos podem acabar com a corrupção nos respetivos países”.

Ele também prometeu ajuda do governo norte-americano para os governos africanos que estejam determinados a combater os círculos financeiros ilícitos e que queiram promover ações de transparência e responsabilidade na gestão pública.

Democracia

Obama ainda lembrou da importância dos princípios democráticos para o desenvolvimento do continente africano.

“O progresso de África também vai depender da democracia, porque os africanos, como todas as pessoas do mundo, merecem a dignidade de serem capazes de controlar as suas próprias vidas”, frisou.
E defendeu que os ingredientes de uma verdadeira democracia são eleições livres e justas, liberdade de expressão e de imprensa e liberdade de reunião”.

“Estes direitos são universais. Estão escritos nas Constituições africanas”, acrescentou, citando os exemplos das eleições na Namíbia, África do Sul e Nigéria.

Obama foi contundente ao falar que apesar das eleições existirem, alguns líderes não querem cumprir suas constituições e não querem deixar o poder ao final do mandato."Ninguém deve ser presidente para a vida", afirmou.

O presidente dos Estados Unidos termina hoje a viagem pela África depois de viajar pelo Quênia e pela Etiópia. Ele foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar os dois países e discutiu temas ligados ao combate ao terrorismo na região, o conflito no Sudão do Sul e acordos bilaterais econômicos.

Editor Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário