one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Filho do ex-líder líbio Muammar Kadafi, Saif al Islam, é condenado à morte por crimes de guerra

Imagem:

Compartilhar:

ONU e organizações dos direitos humanos criticam julgamento na Líbia

Criado em 28/07/15 20h19 e atualizado em 28/07/15 20h38
Por Da Agência Brasil* Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou estar “profundamente preocupado” com os veredictos e sentenças emitidas a ex-funcionários do ex-líder líbio Muammar Kadafi.

Nesta terça-feira (28), em Trípoli, um tribunal condenou à pena de morte o filho de Kadafi, Saif al Islam, e mais oito réus acusados de crimes de guerra associados à revolução de 2011. Al Islam não estava no tribunal. Sete réus receberam penas de sete anos de prisão.

Em nota, o escritório revela ter acompanhado de perto a detenção e o julgamento. A conclusão é que as “normas internacionais de julgamento justo não foram cumpridas”. Entre as deficiências principais do processo está a “incapacidade de se estabelecer a responsabilidade criminal individual” em relação a crimes específicos.

Segundo o órgão da ONU, houve problemas em relação ao acesso a advogados, alegações de maus-tratos e julgamentos conduzidos à revelia. Apesar de considerar essencial a responsabilização por violações graves dos direitos humanos, o escritório disse que isso deve ser feito com adesão aos padrões internacionais de julgamento justo. O outro requisito é o pleno respeito aos direitos dos réus.

A Anistia Internacional e a Human Rights Watch também criticaram o julgamento na Líbia. Segundo as organizações defensoras dos direitos humanos, durante o julgamento foram registradas “graves violações” contra a Justiça internacional.

“Houve denúncias de violações durante o julgamento que merecem uma revisão judicial independente e imparcial”, afirmou Joe Stork, subdiretor para o Oriente Médio e África da Human Rights Watch.“As vítimas dos graves crimes cometidos durante a revolta de 2011 merecem que se faça justiça, mas só se conseguirá por meio de um processo justo e transparente”.

Para a organização, a atual crise política na Líbia e a degradação das condições de segurança criam dúvidas sobre a independência dos juízes e procuradores para julgar o caso de forma independente e imparcial. A Anistia Internacional também ressaltou a incapacidade da Líbia para administrar a justiça com base nos critérios internacionais.

As duas organizações denunciam também que o filho de Kadafi foi julgado à revelia, porque se encontra detido pelas milícias da cidade de Zintan, a 159 quilômetros de Tripoli, que se recusaram a entregá-lo às autoridades desde a sua captura em novembro de 2011.

*Com informações da Rádio ONU e da Agência Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário