one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

ONU reconhece falhas para atingir Objetivos do Milênio

Criado em 07/07/15 10h27
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas reconhece que houve falhas na tentativa de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), mas acredita que eles “servirão de ponto de partida para a nova agenda de desenvolvimento sustentável”.

O último relatório sobre os objetivos, produzido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e que faz uma avaliação anual dos progressos mundiais e regionais, conclui que as oito metas estabelecidas pela Declaração do Milênio, em 2000, produziram “conquistas notáveis”, mas reconhece que há correções a fazer.

“Estamos perfeitamente cientes de que ficamos aquém”, assumiu o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que apresentou o relatório na segunda-feira (6), em Oslo, capital da Noruega. O “progresso foi desigual entre regiões e países, deixando lacunas significativas”, assinala o relatório, realçando que “os conflitos permanecem a maior ameaça ao desenvolvimento humano”.

Para a ONU, os objetivos do milênio “produziram o movimento antipobreza mais bem sucedido da história” e ficou demonstrado que com intervenções direcionadas, estratégias sólidas, recursos adequados e vontade política, "até os países mais pobres podem fazer progressos extraordinários e sem precedentes”.

Em 1990, quase metade da população dos países em vias de desenvolvimento vivia em situação de pobreza extrema, número que baixou mais de 50%, passando de 1,9 bilhão para 836 milhões, em 2015.

“Sabemos agora que a pobreza extrema pode ser erradicada dentro de uma geração”, disse Ban Ki-moon. “Os objetivos contribuíram bastante para este progresso e ensinaram-nos como os governos, o mundo dos negócios e a sociedade civil podem trabalhar juntos para alcançar avanços extraordinários”, destacou. “O esforço global para atingir os objetivos salvou milhões de vidas e melhorou as condições de milhões de pessoas em todo o mundo”, frisou Ban Ki-moon.

De acordo com o relatório, a desigualdade de gênero persiste, mas há melhorias, como a maior participação feminina nos parlamentos (proporção que quase duplicou desde 1990) e mais meninas nas escolas (a paridade de gênero no ensino primário foi alcançada na maioria dos países).

Desde 1990, a taxa de crianças que morriam antes de fazerem cinco anos caiu mais de metade e a taxa de mortalidade materna declinou 45% em todo o mundo.

Cerca de 6,2 milhões de mortes por malária foram evitadas, entre 2000 e 2015, e a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da tuberculose salvaram cerca de 37 milhões de vidas, entre 2000 e 2013.

No que diz respeito ao meio ambiente, o cenário é mais pessimista: as emissões globais de dióxido de carbono aumentaram cerca de 50%, desde 1990, e a escassez de água afeta agora 40% da população mundial, com tendência para aumentar.

A ONU apela aos líderes mundiais que vão discutir a nova agenda de desenvolvimento sustentável, a ser aprovada neste ano, para serem ambiciosos e terem visão de longo prazo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário