one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Escola da ONU atingida por bombardeio israelense, em Gaza. (30/07/2014)

Imagem:

Compartilhar:

ONU: solução para crise entre Israel e Palestina está "mais longe do que nunca"

Criado em 23/07/15 14h46 e atualizado em 23/07/15 15h05
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Oriente Médio, Nickolay Mladenov, alertou hoje (23) que a solução da coexistência de dois estados – Israel e Palestina – está atualmente “mais longe do que nunca”, e pediu às partes uma “ação decidida” para alcançar a paz.

“O apoio à solução de dois estados entre palestinos e israelenses está diminuindo”, disse Nickolay Mladenov perante o Conselho de Segurança, que hoje promove debate especial sobre a situação na região.

A via da coexistência pacífica de dois estados – solução defendida pelas Nações Unidas para terminar o conflito – está “sendo ameaçada”, entre outras coisas, pela “construção de colônias, incidentes de segurança, violência relacionada com a ocupação e falta de unidade palestina”, enumerou o enviado especial.

A situação está, segundo Mladenov, ainda mais agravada pelo “auge do extremismo violento e do terrorismo na região”, que coloca em perigo tanto as aspirações palestinas de criação de um estado quanto os desejos de segurança de Israel.

“No atual clima de desconfiança, a comunidade internacional deve trabalhar com israelenses e palestinos para criar as condições, regional e internacionalmente, para regressar às negociações em um prazo de tempo razoável”, defendeu o enviado da ONU.

De acordo com Mladenov, “é tempo de agir decididamente perante a crescente percepção de que a solução de dois estados está morrendo lentamente”.

O representante da ONU saudou as tentativas da comunidade internacional, lideradas pela Europa, para impulsionar uma nova iniciativa diplomática que possa desbloquear a situação com a ajuda dos países árabes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário