one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

ONU vai acompanhar negociações de paz entre governo colombiano e Farc

Criado em 23/07/15 08h39 e atualizado em 23/07/15 08h40
Por Da Agência Lusa Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai enviar para Cuba um grupo de peritos para acompanhar as negociações de paz entre o Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informaram hoje (23) fontes oficiais.

A informação foi confirmada pelo subsecretário-geral para os Assuntos Políticos da ONU, Jeffrey Feltman, após visita de dois dias à Colômbia, onde falou com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos sobre o processo de paz iniciado em novembro de 2012 em Havana.

“As Nações Unidas preparam uma equipe de especialistas para acompanhar em Havana a subcomissão técnica  referente ao fim do conflito com o objetivo de iniciar o debate sobre o sistema de acompanhamento e verificação”, conforme comunicado da ONU divulgado em Bogotá.

O governo colombiano e as Farc tinham solicitado à ONU um grupo de peritos para acompanhar o processo.

Em 12 de julho, os técnicos  do governo e das Farc anunciaram em Havana, sede dos diálogos de paz, ter chegado a um acordo para a redução da escalada do conflito, face ao recrudescimento dos combates nas últimas semanas, a fim de criar condições para um cessar-fogo bilateral e definitivo.

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que iria decidir no período de quatro meses se mantém o processo de paz com as Farc, apesar de as duas partes terem acordado em reduzir a escalada do conflito interno.

O cessar-fogo deve ser acompanhado pela entrega das armas pela guerrilha, o que inclui a verificação internacional, e deve contar com a assistência técnica de um delegado do secretário-geral da ONU e de outro da presidência da União de Nações Sul-Americanas.
 
 

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário