one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Plutão está coberto por uma névoa

Criado em 25/07/15 17h25 e atualizado em 25/07/15 18h57
Por Agência Lusa Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A agência espacial norte-americana NASA (National Aeronautics and Space Administration) divulgou esta madrugada novas imagens de Plutão captadas pela sonda "New Horizons" que revelam que o planeta-anão está coberto por uma névoa.

A sonda, que passou perto do desconhecido Plutão na semana passada, numa missão que arrancou há quase uma década, continua a enviar informação para a equipa da NASA.

"As nossas expetativas foram mais que superadas. Com gelo solto, uma substância estranha na sua superfície, cordilheiras e uma ampla névoa, Plutão mostra uma diversidade emocionante de geologia planetária", disse em comunicado John Grunsfeld, um dos diretores adjuntos da NASA.

O "New Horizons" captou imagens que mostram uma névoa de 130 quilômetros por cima da superfície de Plutão, com duas capas bem diferenciadas, uma de 80 quilômetros e outra de cerca de 50 quilômetros.

"As névoas detectadas nesta imagem são um elemento chave da criação dos complexos de hidrocarbonetos que dão à superfície de Plutão um tom avermelhado", acrescentou Michael Summers, um investigador da sonda na universidade de George Mason, em Fairfaz (Virginia), citado no comunicado.

Alan Stern, o principal investigador da sonda em Boulder, Colorado, Estados Unidos, descreveu o ambiente de Plutão como "uma atmosfera extraterrestre" de uma "incrível beleza."

Até agora os cientistas estimavam que as temperaturas em Plutão fossem demasiadas quentes para que se formassem neblinas a altitudes superiores a 30 quilômetros acima da superfície do planeta-anão.

A missão do "New Horizons" também detectou nas imagens  "gelos estranhos" na superfície de Plutão e assinalou uma atividade geológica recente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário