one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Presidenta passeia em carro sem motorista do Google e diz que desceu do futuro

Criado em 02/07/15 00h13 e atualizado em 02/07/15 06h48
Por Gislene Nogueira - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

No último dia de viagem aos Estados Unidos, a presidenta Dilma Rousseff conversou com o presidente-executivo do Google, Erick Schmidt, sobre formas de estimular o desenvolvimento da indústria de tecnologia e inovação no Brasil. Ela também visitou a sede da companhia no Vale do Silício, no estado da Califórnia.

No Google, Dilma passeou com a filha Paula no novo projeto da companhia: um carro equipado com um sistema de direção inteligente, capaz de circular sem motorista. Dois técnicos brasileiros, que trabalham no Google, também embarcaram no veículo para explicar o seu funcionamento para a presidenta. Apesar de o carro ter direção inteligente, a legislação dos Estados Unidos exige que uma pessoa esteja sentada no banco do motorista para assumir a direção, em caso de emergência.

Ao desembarcar, Dilma disse que acabava de descer do futuro. "É fantástico! O que se sente é que você está com um motorista dirigindo e que ele é um motorista que respeita os sinais, respeita a existência de veículo da frente, bicicletas e pedestres”. A presidenta manifestou sua surpresa com a tecnologia. “Acredito que eles estão num nível de desenvolvimento que eu jamais imaginei que houvesse. A mim impressionou extremamente. É, de fato, algo que tem que ser relatado, tem que ser mostrado, porque significa que nesta área o mundo vai mudar. Significará também um transporte público mais seguro, mais eficiente”.

Mais cedo, Dilma Rousseff se reuniu com a presidenta da Universidade da Califórnia, Janet Napolitano, e com o reitor da Universidade de Berkeley, Nicholas Dirks. Ela visitou ainda a Universidade de Stanford e almoçou com a ex-secretária de Estado, Condoleezza Rice. A comitiva brasileira quer estimular o intercâmbio de estudantes e pesquisadores, e ainda estimular novas parcerias para o Brasil.

Os Estados Unidos são o principal de destino de brasileiros no programa do governo federal Ciência sem Fronteira, que concede bolsas de estudo para formação no exterior. O Brasil quer aumentar o número de estudantes em áreas como engenharia, algoritmo e biotecnologia.

Na entrevista à imprensa, a presidenta Dilma Rousseff comentou a aprovação, pelo Senado, do reajuste de até 78% para os servidores do Judiciário. Segundo ela, o aumento é insustentável e compromete o ajuste fiscal proposto pelo governo para equilibrar as contas públicas.

Antes de embarcar de volta ao Brasil, Dilma Rousseff ainda visita à agência espacial norte-americana, a Nasa, e conversa com empresários do setor aeroespacial.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário