one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ramo da Al-Qaeda reivindica ataque contra força de paz da ONU no Mali

Criado em 02/07/15 16h50
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O ramo da Al-Qaeda no Norte da África reivindicou a emboscada no Norte do Mali, ocorrida hoje (2), em que morreram pelo menos seis militares da força de manutenção de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país.

A reivindicação do grupo denominado Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), que reclama a morte dos soldados da Minusma (sigla da missão da ONU no Mali), foi divulgada pela agência de notícias da Mauritânia, a Al-Akhbar.

Segundo a ONU, 35 soldados da Minusma foram mortos em combate desde o início da operação, em 2013, sem incluir o ataque desta quinta-feira (2), fazendo do Norte do Mali, na África Ocidental, a zona de conflito mais perigosa do mundo, na atualidade, para as forças das Nações Unidas.

A área desértica do Norte do país, de dimensão comparável à França, tem sido palco de violência por parte de grupos extremistas, que aproveitaram a rebelião tuaregue de 2012 para se instalar no território.

Grupos rebeldes tuaregues reclamam a independência da região, sendo a rebelião de 2012 a quarta desde 1960 – ano da independência do Mali, antiga colônia francesa.

Os extremistas aproveitaram-se da instabilidade causada pela revolta independentista, que havia conseguido expulsar as forças governamentais do Norte do país. Eles expulsaram os tuaregues e assumiram o controle da área, mas a França interveio militarmente, no ano seguinte, com ajuda de outros países da região.

Apesar do sucesso da operação multinacional, células terroristas continuam ativas na área.

As eleições, em julho e agosto de 2013, também não resolveram os conflitos no país, e além dos extremistas, os tuaregues e milícias pró-governamentais têm protagonizado novas ações violentas, cuja intensidade tem aumentado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário