one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alexis Tsipiras vota no referendo da Grécia

Imagem:

Compartilhar:

Referendo decide sobre permanência da Grécia na União Europeia

Criado em 05/07/15 07h15 e atualizado em 05/07/15 07h32
Por Agência Lusa

Quase dez milhões de gregos são hoje chamados a decidir o futuro da Grécia e, provavelmente, a permanência na zona euro, no primeiro referendo depois de 1974, quando abandonaram a monarquia e instauraram a república. As urnas abriram às 7 horas locais (3 horas em Brasília) e fecham às 19h (15h em Brasília), antecipando uma longa noite para os líderes europeus e para os principais atores financeiros.

O referendo serve para os gregos decidirem se aceitam o programa apresentado pelos credores internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) há mais de uma semana. Contudo, esse programa já não existe, dado que a Grécia falhou o pagamento de 1,55 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) a meio da semana passada.

O Governo grego surpreendeu toda a gente na noite de 26 de junho, ao anunciar um referendo durante as negociações, adiando assim o recebimento imediato de cerca de 12 bilhões de euros (aproximadamente 41 bilhões de reais) que estavam sendo negociados com os parceiros europeus até novembro, e mais de 3,5 bilhões de euros (R$ 12 bilhões) vindos do FMI.

O Governo Syriza liderado por Alexis Tsipras, bem como a direita nacionalista ANEL e os neonazis do Aurora Dourada, defendem que a resposta à pergunta sobre se aceita o programa de ajuda externa que estava em cima da mesa deve ser o 'Não', argumentando que um novo mandato do povo grego dará mais força negocial a partir de segunda-feira, quando a 'troika' se sentar novamente à mesa com as autoridades gregas.

Do lado europeu, a interpretação é contrária: um 'Não' significa, na verdade, um não à zona euro e à Europa, dado que a Grécia não tem condições para continuar a usar a moeda única sem assistência financeira dos parceiros.

Do outro lado da barricada estão os partidos da oposição (Nova Democracia, de direita, o Pasok e o To Potami, ambos de centro-esquerda), que apostam num 'Sim' como forma de garantir a ajuda financeira que a Grécia desesperadamente precisa para manter o país a funcionar.

Se for este o veredito dos gregos, há uma grande probabilidade de o Governo se demitir, sendo que o ministro das Finanças já disse explicitamente que o faria, bem como o primeiro-ministro, embora de forma menos direta.

Além da derrota nas urnas, os governantes gregos teriam também de enfrentar a desconfiança dos líderes europeus, agastados com as críticas públicas de "chantagem" feitas pelos gregos.

Os 9,8 milhões de gregos inscritos nas listas eleitorais podem votar em mais de 19 mil assembleias de voto em todo o país, não havendo nem voto por correspondência nem possibilidade de os emigrantes o fazerem nos seus países de trabalho.

O Governo, para estimular a adesão à votação, aboliu o pagamento de portos e serão praticados descontos sobre o preço dos voos domésticos e das viagens de carro e ônibus.

De acordo com o Ministério do Interior, o custo do referendo não deverá ultrapassar os 25 milhões de euros (R$ 87 milhões), metade do custo das eleições de janeiro que levaram o Syriza ao poder, e os primeiros resultados com algum grau de confiabilidade deverão aparecer por volta das 21 horas locais (17h em Brasília).

Os eleitores gregos vão voltar às urnas 41 anos depois de em 1974 terem decidido, por esta via, abolir a monarquia e passar a República.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário