one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Talibãs afegãos confirmam morte do líder Omar

Criado em 30/07/15 12h47 e atualizado em 30/07/15 12h50
Por Da Agência Lusa Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Os talibãs confirmaram hoje (30), em comunicado, a morte do seu líder mulá Omar, um dia após ter sido anunciada pelo Governo afegão.

“A liderança do Emirado islâmico e a família de Omar anunciam que o líder morreu devido doença”.

Pouco antes deste anúncio, o Paquistão tinha confirmado o adiamento da segunda ronda de conversações de paz entre o Governo de Cabul e os talibãs, um dia após as autoridades afegãs terem admitido a morte do chefe histórico dos rebeldes.

No decurso destas conversações, previstas para sexta-feira (31) em território paquistanês, o governo afegão deveria começar a negociar um cessar-fogo com os talibãs, indicaram esta semana responsáveis oficiais em Cabul.

“Devido às informações relacionadas à morte do mulá Omar e a da incerteza que suscitou, foi adiada a segunda ronda de conversações de paz afegãs”, informou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros paquistanês.

“O Paquistão e os outros países amigos do Afeganistão esperam que a liderança dos talibãs continue empenhada nas conversações para que seja alcançada uma paz duradora no Afeganistão”, disse.

Os talibãs e o Governo de Cabul promoveram as primeiras conversações oficiais no início do mês de julho, em Murree, perto da capital paquistanesa Islamabad, sob a supervisão dos Estados Unidos e China.

Na terça-feira (28), a dois dias de nova ronda de negociações, as autoridades afegãs anunciaram que o chefe supremo do talibãs, o misterioso líder Omar, morreu em abril de 2013 num hospital de Karachi, metrópole do Paquistão, país regularmente acusado de apoiar a insurreição dos talibãs afegãos.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário