one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflito na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Turquia ataca Estado Islâmico com bombardeios contra "jihadistas"

Criado em 24/07/15 13h20 e atualizado em 24/07/15 13h56
Por Da Rádio França Internacional Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A Turquia entrou de vez na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI). O país fez os primeiros bombardeios aéreos na madrugada desta sexta-feira (24) contra posições dos “jihadistas” na Síria. Ancara já havia feito ataques ontem (23) em resposta a morte de um militar turco em um confronto com “jihadistas” na fronteira da Turquia com a Síria.

Nessa manhã (24), três caças F-16 atiraram quatro mísseis teleguiados que visaram três alvos: dois bairros e um local de reunião do grupo EI. O ataque foi feito na fronteira entre os dois países.

Ao mesmo tempo foi lançada uma vasta operação policial contra supostos extremistas do grupo Estado Islâmico e rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão  (PKK) que é a tradicional oposição ao governo. Cerca de 5 mil militares turco trabalham em 30 pontos da cidade de Istambul e outras 13 províncias do país. Foram presas 251 pessoas.

Essa é a maior operação de Ancara na luta contra o terrorismo desde que o grupo Estado Islâmico tomou áreas da Síria, no ano passado. Na segunda-feira (20) um atentado suicida reivindicado pelos jihadistas na cidade turca de Suruc matou 2 pessoas, a maioria de militantes curdos. O governo turco anunciou a permissão para que os Estados Unidos executem operações aéreas contra o Estado Islâmico, a partir da base de Incirlik no Sul do país.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário