one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sonda Rosetta

Imagem:

Compartilhar:

Cometa Tchouri e sonda Rosetta atingem ponto mais próximo do sol

Criado em 10/08/15 10h36 e atualizado em 10/08/15 13h16
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O cometa Tchouri, onde se encontra a sonda europeia Rosetta, atingirá na quinta-feira (13) o ponto de órbita mais próximo do sol, permitindo nova etapa na procura da origem da vida na Terra. Os cientistas esperam recolher partículas orgânicas deixadas pela formação do sistema solar e presas durante 4,6 bilhões de anos no gelo desse cometa.

Os cometas são pequenos corpos do sistema solar constituídos por um núcleo de gelo, materiais orgânicos e pedras, cercado de poeira e gás. Ao aproximarem-se do sol, as camadas de gelo interiores transformam-se em vapor, provocando tempestades de gás e poeira e projetando partículas.

Se o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, batizado de Tchouri, passar por essa alteração, a sonda Rosetta, que orbita na sua proximidade, estará pronta para registrar quaisquer pistas de como o sistema solar foi formado.

"Este é o momento de maior ação", disse à agência France Press o conselheiro científico da Agência Espacial Europeia, Mark McCaughrean, acrescentando que o momento oferece "a maior oportunidade para recolher material a fim de analisar, quando se procura espécies raras de moléculas”, especialmente componentes orgânicos.

"Queremos olhar para o material mais puro que poderá ser expelido” pelo interior da camada de pó de gelo, retirada da superfície, acrescentou.

A sonda Rosetta, lançada em março de 2004 e que orbita o cometa 67/P desde o ano passado, atingirá o seu ponto mais próximo do sol (cerca de 186 milhões de quilômetros) na quinta-feira, antes de embarcar em mais uma órbita oval que durará 6,5 anos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário