one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Comissão Europeia libera 20 milhões de euros para crise migratória de Calais

Criado em 04/08/15 20h36 e atualizado em 04/08/15 21h04
Por Da Agência Lusa Edição:Armando de Araújo Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Comissão Europeia anunciou hoje (4) que disponibilizará 20 milhões de euros para a França gerir a crise migratória em Calais, depois de já ter aprovado 27 milhões de euros para o Reino Unido. Nas últimas semanas, milhares de imigrantes tentaram atravessar o Eurotúnel, que liga o território francês ao britânico sob o Canal da Mancha.

Esses recursos somam-see aos 266 milhões de euros já disponibilizados para França pelo Fundo de Asilo, Imigração e Integração, além dos 370 milhões reservados para o Reino Unido para o período 2014-2020.

O comissário da Imigração europeu, Dimitris Avramopoulos, informou que França e Reino Unido não solicitaram assistência adicional.

Dimitris Avramopoulos falou hoje ao telefone com os ministros do Interior francês, Bernard Cazeneuve, e britânico, Theresa May, para discutir a situação em Calais e medidas para que os dois países possam enfrentar o desafio.

De acordo com Avramopoulos, o gabinete europeu de apoio ao asilo pode ajudar Paris e Londres a processar os pedidos de asilo.

Segundo ele, a Agência de Controle das Fronteiras Externas da União Europeia (Frontex) pode contribuir para identificação e registro de migrantes, colaborar com os países de origem e de trânsito, de modo a acelerar a emissão de documentos de viagem para o regresso, assim como coordenar e financiar operações de devolução conjuntas.

O comissário manifestou “plena confiança” na capacidade de Londres e Paris para “gerir a situação” em Calais, no Norte da França. Acrescentou que a situação em Calais é “outro importante exemplo da necessidade de maior solidariedade e responsabilidade na forma como tratamos a pressão migratória na Europa”.

“Todos necessitamos de fazer mais” e a União Europeia deve atuar com “unidade para fazer frente a um desafio que vai além das fronteiras nacionais”, ressaltou o comissário. Dimitris Avramopoulos destacou que a União Europeia também tem de fazer um maior esforço para cooperar com países de origem e de trânsito, sobretudo no que diz respeito aos acordos de devolução e readmissão.

Ele disse esperar “resultados concretos” da cúpula com países africanos, que será realizada entre 11 e 12 de novembro em La Valeta, Malta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário