one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Exército turco constrói muro de sete quilômetros na fronteira com a Síria

Criado em 14/08/15 15h30 e atualizado em 14/08/15 15h44
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O Exército turco está construindo um muro ao longo da fronteira com a Síria, com a justificativa de reforçar a segurança no local, após a multiplicação de ataques no Sul do país. O muro de concreto, com três metros de altura e sete quilômetros de extensão, começou a ser erguido em Reyhanli, na região de Hatay, para impedir a incursão de jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) em território turco, pela cidade de Alepo, a poucos quilômetros, informou a agência de notícias oficial da Turquia Anatolia.

Além do muro, foram escavados 360 quilômetros de trincheiras e renovados 145 quilômetros de arame farpado. A região de Hatay é um local de passagem para os cerca de 1,8 milhão de sírios que fugiram da violência em seu país e encontraram refúgio na Turquia desde o início do conflito, em 2011.

Um atentado com carro-bomba nesta província provocou 52 mortes em maio de 2013. Mais recentemente, um atentado ocorrido em 20 de julho em Suruç e atribuído ao Estado Islâmico causou a morte de 33 jovens curdos, segundo balanço atualizado com a morte de uma das vítimas que estava hospitalizada.

Após acusarem o governo turco de não agir diante das ações do Estado Islâmico e de ineficiência na proteção de populações curdas, os combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) romperam o cessar-fogo, em vigor desde 2013.

A Turquia respondeu aos ataques em 24 de julho, ao desencadear uma “guerra contra o terrorismo” contra o PKK e também contra os combatentes do Estado Islâmico, ao longo da fronteira com o Iraque e a Síria, sobretudo concentrada na repressão aos ativistas curdos, com centenas de detenções nas últimas semanas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário